Foi lançada nesta segunda-feira (03) a web-série Emater 60 Anos – O desafio continua. A série inclui sete programas de vídeo e seis de rádio, que destacam o passado, o presente, mas principalmente apontam as tendências para o futuro da Emater. A partir da estreia, os materiais, serão disponibilizados às segundas-feiras no Canal da Emater no site Agronegócio da Gazeta do Povo: http://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/emater-60-anos/.
O Instituto Emater completa, em 2016, 60 anos de trabalho de assistência técnica e extensão rural no Paraná. A série vem contar a história deste trabalho, a presença dos extensionistas em diversas áreas, assim como o que é necessário ser feito para que a assistência técnica rural possa continuar auxiliando os produtores rurais em benefício do campo e da cidade.
São sete vídeos e seis programas de rádio com os seguintes temas: Economia Social e Diversificada; Inclusão e Sucessão; Sustentabilidade e Tecnologia; Abastecimento e Segurança Alimentar; Emater do Futuro I; Emater do Futuro II e, apenas no vídeo, Making Off. A cada segunda-feira o público poderá prestigiar um novo vídeo, que será lançado junto com o programa de rádio de mesmo tema.
Em cada um dos programas se buscou pontuar a história, os propósitos e a contribuição da extensão rural no campo, mas destacando que isso vai além, chegando ao público da cidade. Para isso, foram entrevistados 43 produtores rurais e 31 profissionais da Emater durante dois meses de viagens por 29 cidades do Estado.
Comemoração movimentou o Paraná nos últimos meses
Outras ações também marcaram a comemoração dos 60 anos do Instituto. Em Curitiba, a comemoração foi no dia 20 de maio, em um evento na sede do Instituto, que reuniu entre os convidados, ex-extensionistas, empresários, representantes de instituições públicas e cooperativas.
Também em maio foi lançada a revista Emater 60 anos. Com depoimentos de extensionistas e agricultores, o material traz histórias de sucesso e os caminhos que ainda devem ser traçados. Para potencializar a distribuição do material pelos municípios paranaenses, o Fusca, símbolo do instituto, foi revitalizado e exposto nas principais regionais da Emater.
A próxima ação será a presença do Fusca em dois pontos turísticos de Curitiba, após o veículo passear pelo Estado. A data ainda será definida. Enquanto isso, o veículo, símbolo da extensão rural no Paraná, fica na sede estadual da Emater, no bairro Cabral, em Curitiba.
Conanda aprova aborto em meninas sem consentimento dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos