O uso de soja para a produção do chamado “combustível verde” está em franco crescimento no Brasil -- e também em países como Estados Unidos e Argentina. O grão resulta em biodiesel e complementa o uso de combustível fóssil.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Brasil produziu 2,91 milhões de metros cúbicos de biodiesel no ano passado, aumento de 150% em cinco anos. E 73% desse volume tiveram o óleo de soja como matéria-prima.
“O óleo de soja é a principal matéria-prima do biodiesel desde o início do programa, em 2005. E deve continuar assim”, aponta Leonardo Botelho Zilio, assessor econômico da Abiove. A indústria também utiliza gordura animal, óleo de algodão e de mamona, por exemplo.
Hoje o Brasil utiliza B7 (diesel com 7% de biodiesel). Zilio acredita que o país tem potencial para atender o B15. A cadeia produtiva aponta que o B20 pode ser implantado em poucos anos.
O uso da soja para produção de biodiesel ameniza outro problema de mercado: o aumento da produção num ritmo que vai além do crescimento da demanda mundial. O biocombustível passa a contribuir para o crescimento sustentável do cultivo da oleaginosa.
À base de Glycine max
O uso da soja não se restringe à indústria de alimentos ou à de biocombustível. A indústria de cosméticos tem utilizado o grão em seus produtos por conta do efeito antioxidante. Estão à venda também filtros solares à base de soja. Outro segmento de olho na Glycine max, nome científico da soja, é das fábricas de velas, pois a queima da cera com oleaginosa na composição produz uma fumaça menos tóxica. E segue o uso tradicional na alimentação. Produtos com a oleaginosa na composição assumem a missão de diversificar as refeições diárias. Confira lista de produtos com soja facilmente encontrados nos supermercados:
Achocolatado; barra de cereal; bolacha recheada; chocolates; cookies; hambúrguer; iogurte; leite; leite condensado; maionese; massas; molho shoyo; molhos para salada; nuggets; óleo de cozinha; pão de forma; patês; queijo tofu; salgadinhos e sopa desidratada.
O que diz o relatório da PF que levou à prisão de militares por plano de morte de Lula e Moraes
Quem são os “kids pretos”, alvos da PF por suposto plano para matar Lula, Alckmin e Moraes
Empresas de Felipe Neto e Gusttavo Lima tiveram desconto milionário de impostos
Texto do Brasil é aprovado no G20; Milei se opõe à Agenda 2030 e a limite à liberdade de expressão
Deixe sua opinião