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Vitrine da tecnologia no estado, feira apresentou modelos inéditos para o setor produtivo | Jonathan Campo/gazeta Do Povo
Vitrine da tecnologia no estado, feira apresentou modelos inéditos para o setor produtivo| Foto: Jonathan Campo/gazeta Do Povo

A feira agropecuária Show Rural, encerrada na última sexta-feira (7), em Cascavel, Oeste do Paraná, serviu como prévia de como será a disputa entre as indústrias de máquinas agrícolas neste ano. Mesmo diante da previsão de retração em relação às vendas registradas na temporada passada, as empresas estão apostando em novos modelos, além de focar segmentos e estreitar relacionamentos com o setor produtivo.

No caso da Massey Fergusson, líder no segmento de trator, a principal estratégia é intensificar os negócios envolvendo colheitadeiras. “Existem algumas lacunas no mercado de colheitadeiras. Precisamos preencher isso com a ampliação do portfólio de produtos. Meta é aumentar em 15% as vendas”, reconhece Oliveira. No ano passado, a marca vendeu apenas 893 unidades.

Já a New Holland projeta ganho de 1 ponto percentual nos segmentos de tratores e colheitadeiras. Parte deste mercado seria alcançado com seis novos modelos de tratores de potência intermediária da linha T7, lançados na feira agropecuária de Cascavel. A expectativa é comercializar 2 mil unidades ao longo de 2014. “O mercado agro ainda é bom e as taxas de juros também. Temos demanda local. Mas, não dependemos apenas do mercado nacional. Existe a possibilidade de exportação”, afirma Maritano.

No ano passado, de acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 83 mil unidades, entre tratores, colheitadeiras, retroescavadeiras e cultivadores, foram comercializadas, recorde histórico. Para este ano, as fabricantes prevêem queda nos negócios.

“A retração do mercado será entre 10% e 15%, mesmo com o agricultor capitalizado”, ressalta Leonel Oliveira, gerente de vendas da Massey Ferguson. “A redução colocaria 2014 dentro da média normal”, acrescenta vice-presidente da New Holland para América Latina, Alessandro Maritano.

O balanço de janeiro mostrou que o ano não será nada fácil para as marcas. O primeiro boletim da Anfavea apontou 31,1% de queda na venda de tratores em relação a janeiro do ano passado e 28,7% abaixo do mesmo mês de 2013 no quesito colheitadeiras.

Público da feira cresceu 4% em 2014

O sol forte e o calor intenso em Cascavel contribuíram para que o público do Show Rural aumentasse. Nesta edição, a organização do evento contabilizou 210 mil visitantes ao longo dos cinco dias, crescimento de 4% em relação à edição 2013 (202 mil pessoas).

Além de produtores interessados nos últimos lançamentos de máquinas e de novas tecnologias de sementes, a feira atraiu famílias inteiras e caravanas de outras partes do estado interessadas em diversão. Mesmo no domingo, um dia antes da abertura oficial do Show Rural, o parque de exposição recebeu milhares de pessoas.

No quesito negócios, o objetivo era superar R$ 1,1 bilhão em negócios. O balanço da feira deve ser divulgado pela organização nos próximos dias.

83 mil é o número de máquinas agrícolas e rodoviárias vendidas no Brasil ano passado. O comércio de tratores e colheitadeiras superou o recorde de 1976, ano em que a agricultura apostou fortemente em mecanização, absorvendo mais 80 mil unidades. Aquecimento dos negócios está associado à valorização das commodities agrícolas como soja e milho no período.

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