Após escândalos como a Operação Carne Fraca, é hora de o Brasil olhar para a reconstrução da confiança no mercado de carnes. Essa recuperação foi o tema da última palestra do 1º dia do Fórum de Agricultura.
Guilherme Castro, consultor veterinário da Coob-Vantress, comentou uma forte aposta brasileira: a carne de frango. “O Brasil está se transformando, com forte material genético e isso nos orgulha muito”, afirma o especialista. Ele diz que atualmente o país é o único grande exportador de aves livre do diagnóstico da gripe aviária.
Neste sentido, ele destaca o estado do Paraná, maior produtor e responsável por 36% das exportações totais. E mais do que isso: existe a diversidade das partes do frango exportada. “A Europa demanda peito de frango, o Japão a coxa, o Oriente Médio o frango inteiro”, afirma.
Esse atendimento de nichos de mercado é um forte diferencial. “Temos um sistema de integração extremamente profissional, gerando tecnologia no campo. O Brasil exporta tecnologia com profissionais e conhecimento”, conclui.
E a carne bovina?
Leonardo Alencar, gerente de mercado da Minerva Foods, deu um panorama sobre a carne bovina. Ele admite que o consumo interno diminuiu, mas agora o mercado entrou recuperação, especialmente no que se refere às exportações.
“O Brasil é o segundo maior produtor e exportador do mundo, e o maior de gado vivo. Isso traz valor agregado”, afirma.
Neste sentido, ele destaca ainda a qualidade da carne brasileira, e uma amostra disso está na China. “No interior daquele país você não encontra carne brasileira, encontra da Índia, por ser barata e de qualidade baixa. No restaurante é sempre a carne Brasileira”, afirma ele, explicando que o consumo no país asiático é muito particular.
O continente, aliás, é o maior consumidor do mundo. “Quase metade do mercado de carne do mundo está concentrado na Ásia”, avalia a oportunidade de expansão. Para aumentar ainda mais a penetração neste mercado, ele comenta o bom momento. “O câmbio atualmente está favorável para o Brasil”, diz ele, relatando ainda que o custo de produção do Brasil é menor que de países concorrentes, como os Estados Unidos, o que amplia a atratividade.
Explosões em Brasília tem força jurídica para enterrar o PL da Anistia?
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião