Na última palestra da noite, “O pequeno grande negócio que vem do campo”, o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Alan Bojanic, afirmou que o mundo vai precisar da produção de alimentos do pequeno produtor brasileiro para garantir a segurança alimentar. “Uma em cada nove pessoas do mundo está na faixa de insegurança alimentar”, diz o especialista.
Em 2050, a população será de 9,1 bilhões de pessoas e isso significa que a produção de alimentos também vai precisar aumentar para garantir o suprimento dessa demanda. E, segundo Bojanic, o Brasil tem papel fundamental no desafio de alimentar essa numerosa população. “Temos que ser muito mais eficientes, produzir muito mais com menos, Precisamos harmonizar a produção e produtividade com as práticas ambientais”, afirma
Algumas das grandes diretrizes que a FAO aconselha são, por exemplo, investir na produção sustentável da agricultura, recuperando solos degradados e fazendo o melhor uso da água.
“A chave é que as políticas estejam articuladas com outras ações. Precisamos crescer e aumentar a produção, mas tudo o que fizermos precisa ser interligado . O Brasil tem capacidade de ser o maior exportador de alimentos do mundo nos próximos sete a 10 anos”, afirma Bojanic.
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Declaração final do G20 aborda taxação de super-ricos, guerras e regulação de IA
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião