Representante da FAO afirma que a agricultura familiar tem papel primordial na produção de alimentos, mas precisa crescer de forma sustentável| Foto: Reprodução/Gazeta do Povo

Na última palestra da noite, “O pequeno grande negócio que vem do campo”, o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Alan Bojanic, afirmou que o mundo vai precisar da produção de alimentos do pequeno produtor brasileiro para garantir a segurança alimentar. “Uma em cada nove pessoas do mundo está na faixa de insegurança alimentar”, diz o especialista.

CARREGANDO :)
Veja também
  • Confira a transmissão ao vivo do 4º Fórum de Agricultura da América do Sul
  • A revolução cibernética no campo já começou; conheça o case da Monsanto
  • Painel sobre produção de carnes debate perspectivas do setor nos próximos anos

Em 2050, a população será de 9,1 bilhões de pessoas e isso significa que a produção de alimentos também vai precisar aumentar para garantir o suprimento dessa demanda. E, segundo Bojanic, o Brasil tem papel fundamental no desafio de alimentar essa numerosa população. “Temos que ser muito mais eficientes, produzir muito mais com menos, Precisamos harmonizar a produção e produtividade com as práticas ambientais”, afirma

Publicidade

Algumas das grandes diretrizes que a FAO aconselha são, por exemplo, investir na produção sustentável da agricultura, recuperando solos degradados e fazendo o melhor uso da água.

“A chave é que as políticas estejam articuladas com outras ações. Precisamos crescer e aumentar a produção, mas tudo o que fizermos precisa ser interligado . O Brasil tem capacidade de ser o maior exportador de alimentos do mundo nos próximos sete a 10 anos”, afirma Bojanic.