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Novos braços para o porto

 | Jonathan Campos / Gazeta Do Povo
(Foto: Jonathan Campos / Gazeta Do Povo)

Às vésperas do escoamento da safra de grãos, o Porto de Paranaguá inaugura nesta semana dois dos quatro novos shiploaders (carregadores de navios) em instalação. Características técnicas dos novos equipamentos prometem acelerar as atividades do Corredor de Exportação, onde atracam os graneleiros.

Os shiploaders prometem funcionar como “braços de ferro” sobre os navios. Eles são maiores (veja comparativo na próxima página) e podem despejar grãos em diferentes pontos sobre as embarcações. Os carreadores antigos exigem pausas para que máquinas espalhem os grãos de forma homogênea no convés. A velocidade das correias também é apontada como vantagem. Os resultados são medidos em volume.

Serão mil toneladas a mais por hora – 500 t extras por shiploader, prevê o Porto. Quatro dos seis carregadores em uso, que enchem os porões de três navios simultaneamente, serão substituídos. O trabalho deve ser concluído em agosto.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) investiu R$ 59,4 milhões na compra dos equipamentos, fornecidos por uma indústria do Rio Grande do Sul.

Os próximos dois shiploaders a serem substituídos estão em uso há cerca de 40 anos, desde a década de 1970. Permanecerão instalados dois equipamentos com uma década de uso.

Além do Paraná, os estados de Mato Grosso, Mato Grosso dos Sul, São Paulo, Goiás e Santa Catarina devem ser beneficiados pelo investimento.

Lança gigante

Peso: 52 toneladas

Comprimento (a partir do trilho): 36,5 metros

Altura do suporte da lança: 18 metros

Alcance sobre o navio: 30 metros

Comparação: A lança dos carregadores antigos, a partir do trilho, tem comprimento entre 22,5 metros e 26,5 m, ou seja, 10 m de alcance a menos que os novos equipamentos. O suporte fica 2 m mais baixo (14,5 m a 16 m) e permite projeção de 20 metros sobre os navios (que têm 32 metros de largura).

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