serviço
Data: 18 de maio
Horário: 8h30
Local: Sala de Convenções - Result Corporate Plaza
Endereço: Rua Joaquim Floriano, 413. Itaim Bibi - São Paulo
Reserva: rsvp@gazetadopovo.com.br
O desempenho do ciclo 2015/16 e as projeções para 2016/17, no campo e no mercado, área plantada, clima, mercado e fertilizantes pautam o encontro técnico realizado pela Expedição Safra e a INTL FCStone. O debate ocorre amanhã, em São Paulo, e vai reunir representantes de todos os elos da cadeia produtiva para apontar tendências para 2016/17. O evento marca o encerramento da 10ª edição da Expedição Safra.
“Estamos fechando uma safra que supera as 210 milhões de toneladas de grãos. Destaque para a soja, com produção próxima de 100 milhões de toneladas. E milho, com mais de 80 milhões”, destaca o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição, Giovani Ferreira. Apesar do excesso de chuvas no Sul, seguido da estiagem em abril, e da seca intensa no Centro-Norte, o Brasil confirma a colheita de 215 milhões de toneladas de grãos, segundo aponta o Indicador Brasil divulgado pela Expedição Safra.
Segundo o Indicador, a produção de soja cresceu 3,7% em comparação à temporada passada, fechando 2015/16 com 99,21 milhões de toneladas colhidas. O país ganhou em área plantada (4,6%), mas perdeu em produtividade (0,8%), em especial nas regiões Sul e no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), as mais castigadas pelo clima.
A safra de milho verão seguiu o ritmo dos últimos anos e sofreu queda de 6,3%, chegando a 29,96 milhões de toneladas. O avanço da soja sobre a área do cereal é o principal motivo para a redução da produção, que deve ser compensada com o cultivo de inverno. O Indicador Brasil aponta crescimento de 4,3% na produção do milho safrinha, totalizando mais de 56 milhões de toneladas. Juntos, milho e soja devem superar 185 milhões neste ciclo.
Além da safra recorde, as exportações e o câmbio remunerador também marcaram a safra 2015/16. Conforme números da Expedição Safra, em 2015 o país embarcou 54 milhões de toneladas de soja e 29 milhões de milho, crescimento de 19% e 8%, respectivamente, em relação ao ano anterior. E, pela primeira vez, o Brasil supera a marca dos 100 milhões de toneladas em 2016, acumulando crescimento de 138% nas vendas internacionais nos últimos 10 anos. O resultado é maior do que o aumento da produção consolidada no mesmo período (+63% para 215 milhões de toneladas). “Uma das variáveis que tem sustentado o aumento de produção de grãos no Brasil é a exportação”, afirma Ferreira.
Para 2016, as exportações tem potencial para superar as 58 milhões de toneladas de soja e as 29 milhões de toneladas de milho.
STF abre brecha para anulação de milhares de condenações por improbidade administrativa
“ADPF das Favelas” caminha para o fim, mas deixa precedentes graves de ativismo judicial pelo STF
A ousadia do crime organizado
Trump confirma Musk em órgão de eficiência governamental e fala em novo “Projeto Manhattan”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast