A Expedição Safra da Gazeta do Povo retoma a estrada nas próximas semanas para mostrar os desafios e tendências de um estrato bastante dinâmico da economia brasileira: a agricultura familiar. É a pequena propriedade das cadeias produtivas peculiares, das frutas e peixes, lácteos e carnes, mas também das grandes commodities. É o pequeno produtor participando de grandes negócios, através da agricultura familiar.
Neste setor em que trabalham 12,3 milhões de brasileiros, segundo a Secretaria Nacional de Agricultura Familiar, a Expedição irá verificar a inserção social e tecnológica, sucessão no campo, gestão, políticas públicas, segurança e abastecimento alimentar, sustentabilidade, logística, mercado, acesso à informação, assistência técnica e extensão rural.
A Expedição Agricultura Familiar Agronegócio Gazeta do Povo, lançada oficialmente no dia 21 de agosto dentro da programação do Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), no Rio de Janeiro, irá ouvir todos os elos dessa intensa cadeia produtiva, percorrendo nos meses de setembro e outubro 12 estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.
Realizado em parceria com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA-CREA) e o apoio e participação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) e do Sicredi, o roteiro inclui, além das visitas técnicas a dezenas de municípios, seminários regionais de discussão do tema por especialistas.
Leia também: Expedição Safra: Brasil pode dar um "arriba" no comércio com o México
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast