O Agronegócio Gazeta do Povo e a INTL FCStone encerram nesta quarta-feira (18) a 10ª edição da Expedição Safra. Um encontro técnico marca o fim do ciclo 2015/16 e projeta a próxima safra, 2016/17, no campo, no mercado, no clima e nos números para este ano. O evento acontece em São Paulo, com a presença de todos os elos da cadeia produtiva para apontar tendências para a próxima temporada.
“Estamos fechando uma safra que supera as 210 milhões de toneladas de grãos.Destaque para a soja, com produção próxima de 100 milhões de toneladas. E para o milho, com mais de 80 milhões de toneladas”, destaca o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira.
DATA: 18 de maio – quarta-feira
HORÁRIO: 8h30
LOCAL: Sala de Convenções – Result Corporate Plaza
ENDEREÇO: Rua Joaquim Floriano, 413, Itaim Bibi, São Paulo (SP)
RSVP: até 17 de maio pelo e-mail rsvp@gazetadopovo.com.br
A programação do evento conta com palestras sobre mercado e fertilizantes, assuntos essenciais para o planejamento da temporada 2016/17. “O jogo já começou, a dinâmica dos preços da oleaginosa e de seus insumos, bem como o nível de financiamento serão fundamentais para a definição de área plantada e produtividade. A partir da análise desses fatores, em conjunto com a expectativa dos produtores, será possível definir a cara da safra que será plantada”, avalia o diretor de Inteligência de Mercado da INTL FCStone, Thadeu Silva.
A Expedição
A Expedição Safra chega à sua décima temporada com a edição 2015/16. O projeto de iniciativa do Agronegócio Gazeta do Povo consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos. Da América do Sul à América do Norte, a sondagem periódica percorre 16 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França) e Ásia (China e Índia).
Números
Segundo o Indicador Brasil, a produção de soja cresceu 3,7% em comparação à temporada passada, fechando o ciclo 2015/16 com 99,21 milhões de toneladas colhidas. O país ganhou em área plantada (4,6%), mas perdeu em produtividade (0,8%), em especial nas regiões Sul e do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), as mais castigadas pelo clima.
A safra de milho verão seguiu o ritmo dos últimos anos e sofreu queda de 6,3%, chegando a 29,96 milhões de toneladas. O avanço da soja sobre a área do cereal é o principal motivo para a redução da produção, que deve ser compensada com o cultivo de inverno. O Indicador Brasil aponta crescimento de 4,3% na produção do milho safrinha, totalizando mais de 56 milhões de toneladas. Juntos, milho e soja devem superar a marca dos 185 milhões de toneladas neste ciclo.
Além da safra recorde, as exportações e o câmbio remunerador também marcaram a safra 2015/16. Conforme números da Expedição Safra, em 2015 o país embarcou 54 milhões de toneladas de soja e 29 milhões de toneladas de milho, crescimento de 19% e 8%, respectivamente, em relação ao ano anterior. E, pela primeira vez, o Brasil vai superar a marca dos 100 milhões de toneladas neste ano, acumulando um crescimento de 138% nas vendas internacionais nos últimos 10 anos, superando com folga o aumento da produção consolidado no mesmo período (+63% para 215 milhões de toneladas). “Uma das variáveis que tem sustentado o aumento de produção de grãos no Brasil é a exportação”, afirma Ferreira. Para 2016, as exportações tem potencial para superar as 58 milhões de toneladas de soja e as 29 milhões de toneladas de milho.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião