Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Expedição em Pernambuco

Seminário mostra preocupações da agricultura familiar do Nordeste

Feira reúne 10 mil pessoas por edição, maior público de um evento agrofamiliar entre os estados nordestinos. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Feira reúne 10 mil pessoas por edição, maior público de um evento agrofamiliar entre os estados nordestinos. (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

A principal exposição da agricultura familiar do Nordeste reúne cerca de 10 mil pessoas por edição. Ocorre em Petrolina (PE) a cada dois anos e mobiliza o setor há uma década. No último dia da Feira Semiárido Show 2015, sexta-feira 23, a Expedição Agricultura Familiar abriu discussão sobre os desafios do setor no século 21. Os palestrantes foram surpreendidos por manifestações que apontam para a necessidade de aperfeiçoamento das políticas públicas e do próprio crédito rural.

A equipe do projeto, formulado pelo Agronegócio Gazeta do Povo, falou das viagens e de como a agricultura familiar brasileira promove uma revolução econômica e social silenciosa. Para as cerca de 40 pessoas que participaram do seminário – já realizado em quatro estados (RS, SC, PR e MS) –, as informações e imagens da produção de alimentos do Sul e Centro-Oeste mostraram um universo contrastante, mas também conectado a sua realidade. Como no Nordeste, as regiões já visitadas buscam ampliação de renda e sustentabilidade.

Os manifestantes eram técnicos, agentes de assistência técnica, agricultores familiares e estudantes. Eles disseram que o sistema de crédito ainda é muito focado em culturas específicas, e pediram um enfoque mais sistêmico, que não fragmente a atuação das famílias de produtores e deem mais liberdade à produção conforme seu perfil regional.

O consultor das Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) Valter Bianchini, um dos palestrantes, avaliou que o ponto alto do seminário foi o debate. Um dos participantes, o representante da FAO no México, Fernando Soto Baquero, disse que o fato de o debate ter focado detalhes da política agrícola mostra maturidade do próprio setor produtivo. Para o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marenilson Batista da Silva, numa avaliação superficial, as mudanças que estão transformando a agricultura familiar podem passar despercebidas, mas muito se avançou nas últimas três décadas.

O seminário deve servir de referência sobre as preocupações da agricultura familiar do Sertão do Nordeste, que reúnem perto de 1,5 milhão de produtores.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.