• Carregando...
Santa Catarina é o segundo estado percorrido pela equipe de jornalistas e técnicos. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Santa Catarina é o segundo estado percorrido pela equipe de jornalistas e técnicos.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Iniciada no último dia 21 de setembro, a Expedição Agricultura Familiar chega nesta semana ao estado de Santa Catarina para investigar alguns dos maiores centros agroindustriais do país, como os polos de produção de maças e cebolas, e suas relações com a modalidade produtiva da agricultura familiar, que produz 70% dos alimentos consumidos no Brasil.

No roteiro, estão inclusas passagens pelas cidades de Ituporanga, São Joaquim, Lages e, no dia 1º de outubro, um seminário com a equipe de técnicos e jornalistas responsáveis pelo projeto em Chapecó. A iniciativa do Agronegócio Gazeta do Povo vai resultar em um diagnóstico completo de segmentos que vão da produção de queijo à de frutas tropicais.

As incursões vão mostrar também cadeias tradicionais, como a do café e a do cacau, além de setores em franca expansão, como o do frango e o da madeira. Nesta primeira edição, os técnicos do projeto cruzam o país para mostrar como o segmento têm gerado emprego e renda regionalmente, quais os desafios da produção e distribuição de alimentos in natura e o potencial de expansão dos principais polos em atuação.

Apoio

Apoiam a Expedição Agricultura Familiar: o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), a Souza Cruz, o Sicredi, a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e a Toyota do Brasil.

Sobre a Expedição Agricultura Familiar

A Expedição Agriculta Familiar é um projeto do Agronegócio Gazeta do Povo criado para investigar a revolução silenciosa e sustentável da agricultura brasileira. Consiste em um levantamento técnico-jornalístico que percorre seis estados brasileiros – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia – para traçar um diagnóstico do setor que está mudando a realidade do campo e é o principal responsável por abastecer as regiões urbanas do Brasil.

Mais informações: www.agrifamiliar.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]