A segunda edição da Expedição Avicultura Gazeta do Povo começa nesta terça-feira (14) com zona de abrangência ampliada. Além do Paraná, que teve a cadeia produtiva detalhada em 2012, técnicos e jornalistas vão percorrer também Santa Catarina, conferindo criadouros, indústrias e o corredor de exportação do estado. Serão 5 mil quilômetros de viagens — perto de 1,3 mil por semana — com objetivos que vão da discussão dos padrões adotados nos viveiros à logística.
As duas primeiras semanas vão mostrar como o setor se estruturou de maneiras distintas no Paraná e a diferença entre a perspectiva das cooperativas agroindustriais e a das indústrias independentes. Nos sistemas integrados às cooperativas, a avicultura é parte de um complexo agroindustrial que transforma proteína vegetal em proteína animal. Para as novas indústrias, que estruturam redes próprias de produção, a sustentação do negócio em si torna-se decisiva.
Nas duas semanas seguintes, a equipe percorre um corredor de grandes indústrias, do Sudoeste do Paraná ao Oeste de Santa Catarina, e também portos desses estados. Esta edição tem apoio do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), do Sicredi e do Banco do Brasil, das cooperativas Copacol, C. Vale, Coopavel, Lar, Copagril e do grupo GTFoods.
Na carona