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O universo logístico do frango traduzido em imagens

 | Hugo Harada/Gazeta do Povo
(Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo)

A reta final dos roteiros da Expedição Avicultura 2015 contemplou a logística exportadora do frango. Visitas a terminais portuários em Paranaguá (PR), Itajaí (SC) e Navegantes (SC) deram a dimensão da infraestrutura disponível para o embarque da produção. Confira os detalhes dessa viagem nas fotos de Hugo Harada.

Contêineres são o suporte para garantir exportação do frango brasileiro rumo aos mercados internacionais. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Contêineres são o suporte para garantir exportação do frango brasileiro rumo aos mercados internacionais.

Foco em produtividade dos terminais busca acelerar carga e descarga de navios, gerando redução de custos. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Foco em produtividade dos terminais busca acelerar carga e descarga de navios, gerando redução de custos.

Antes de chegar aos navios, contêineres ficam ligados em tomadas na própria área do porto. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Antes de chegar aos navios, contêineres ficam ligados em tomadas na própria área do porto.

Navios com mais de 300 metros de extensão são disputados pelos principais portos. Canais de acesso e custos de embarque são decisivos para conquistar armadores. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Navios com mais de 300 metros de extensão são disputados pelos principais portos. Canais de acesso e custos de embarque são decisivos para conquistar armadores.

Equipamentos conhecidos com portaineres servem para tirar os contêineres do solo e colocá-los nos navios. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Equipamentos conhecidos com portaineres servem para tirar os contêineres do solo e colocá-los nos navios.

Terminais planejam investimentos de peso para manter competitividade e fôlego operacional. Em Paranaguá o TCP tem plano de injetar mais de R$ 1 bilhão no terminal mediante a prorrogação do contrato de concessão. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Terminais planejam investimentos de peso para manter competitividade e fôlego operacional. Em Paranaguá o TCP tem plano de injetar mais de R$ 1 bilhão no terminal mediante a prorrogação do contrato de concessão.

Integração multimodal: Stacker patolada faz a remoção dos contêineres dos trens e ajuda no fluxo das cargas para os navios. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Integração multimodal: Stacker patolada faz a remoção dos contêineres dos trens e ajuda no fluxo das cargas para os navios.

Além de Paranaguá, Expedição Avicultura também passou por Itajaí, onde equipe conversou com o o assessor da superintendência do porto, Heder Moritz. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Além de Paranaguá, Expedição Avicultura também passou por Itajaí, onde equipe conversou com o o assessor da superintendência do porto, Heder Moritz.

Rio Itajaí-Açú coloca as estrtuturas portuárias de Itajaí e Navegantes frente a frente. Terminais fazem disputa direta por cargas e navios. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Rio Itajaí-Açú coloca as estrtuturas portuárias de Itajaí e Navegantes frente a frente. Terminais fazem disputa direta por cargas e navios.

No lado de Itajaí a APM Terminals detém a concessão para fazer operação portuária. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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No lado de Itajaí a APM Terminals detém a concessão para fazer operação portuária.

Empresa pede a prorrogação da concessão para ampliar área de abrangência em Itajaí e receber mais navios. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Empresa pede a prorrogação da concessão para ampliar área de abrangência em Itajaí e receber mais navios.

Além de infraestrutura no porto, Itajaí conta com área de armazenagem no município, o que favorece o envio de cargas. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Além de infraestrutura no porto, Itajaí conta com área de armazenagem no município, o que favorece o envio de cargas.

Itajaí monitora com atenção clima da região. Excesso de água no interior pode aumentar correnteza do rio Itajaí-Açu, impedindo a entrada de navios. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Itajaí monitora com atenção clima da região. Excesso de água no interior pode aumentar correnteza do rio Itajaí-Açu, impedindo a entrada de navios.

Do outro lado do rio Itajaí-Açu fica o terminal da Portonave, em Navegantes, que oper a como terminal de uso privado (TUP), sem concessão. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Do outro lado do rio Itajaí-Açu fica o terminal da Portonave, em Navegantes, que oper a como terminal de uso privado (TUP), sem concessão.

Expedição Avicultura também se reuniu com representantes empresa para conhecer de perto a infraestrutura do terminal. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Expedição Avicultura também se reuniu com representantes empresa para conhecer de perto a infraestrutura do terminal.

Sem contar com a mesma retroárea disponível em Itajaí, terminal de Navegantes reforça infraestrutura própria para ampliar capacidade de recepção de cargas. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Sem contar com a mesma retroárea disponível em Itajaí, terminal de Navegantes reforça infraestrutura própria para ampliar capacidade de recepção de cargas.

Portonave conquistou em 2015 rotas que pertenciam a Itajaí, o que gerou migração de cargas e navios na região. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Portonave conquistou em 2015 rotas que pertenciam a Itajaí, o que gerou migração de cargas e navios na região.

Milhares de contêineres chegam e saem diariamente do terminal catarinense. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Milhares de contêineres chegam e saem diariamente do terminal catarinense.

Além de espaço para recebimento de contêineres, Portonave também aposta em armazém próprio próximo ao porto para conquistar cargas e clientes. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Além de espaço para recebimento de contêineres, Portonave também aposta em armazém próprio próximo ao porto para conquistar cargas e clientes.

Portos do Sul marcam o ponto final da rota dos frangos no Brasil. Maior parcela da produção sai rumo ao exterior via Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Portos do Sul marcam o ponto final da rota dos frangos no Brasil. Maior parcela da produção sai rumo ao exterior via Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Estruturas gigantes mudam paisagem do litoral catarinense. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Estruturas gigantes mudam paisagem do litoral catarinense.

Pessoas e veículos lado a lado dos navios mostram dimensão das estruturas para movimentação de cargas. | Hugo Harada/Gazeta do Povo

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Pessoas e veículos lado a lado dos navios mostram dimensão das estruturas para movimentação de cargas.

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