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 | Hugo Harada/Gazeta do Povo
| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

A reta final dos roteiros da Expedição Avicultura 2015 contemplou a logística exportadora do frango. Visitas a terminais portuários em Paranaguá (PR), Itajaí (SC) e Navegantes (SC) deram a dimensão da infraestrutura disponível para o embarque da produção. Confira os detalhes dessa viagem nas fotos de Hugo Harada.

  • Contêineres são o suporte para garantir exportação do frango brasileiro rumo aos mercados internacionais.
  • Foco em produtividade dos terminais busca acelerar carga e descarga de navios, gerando redução de custos.
  • Antes de chegar aos navios, contêineres ficam ligados em tomadas na própria área do porto.
  • Navios com mais de 300 metros de extensão são disputados pelos principais portos. Canais de acesso e custos de embarque são decisivos para conquistar armadores.
  • Equipamentos conhecidos com portaineres servem para tirar os contêineres do solo e colocá-los nos navios.
  • Terminais planejam investimentos de peso para manter competitividade e fôlego operacional. Em Paranaguá o TCP tem plano de injetar mais de R$ 1 bilhão no terminal mediante a prorrogação do contrato de concessão.
  • Integração multimodal: Stacker patolada faz a remoção dos contêineres dos trens e ajuda no fluxo das cargas para os navios.
  • Além de Paranaguá, Expedição Avicultura também passou por Itajaí, onde equipe conversou com o o assessor da superintendência do porto, Heder Moritz.
  • Rio Itajaí-Açú coloca as estrtuturas portuárias de Itajaí e Navegantes frente a frente. Terminais fazem disputa direta por cargas e navios.
  • No lado de Itajaí a APM Terminals detém a concessão para fazer operação portuária.
  • Empresa pede a prorrogação da concessão para ampliar área de abrangência em Itajaí e receber mais navios.
  • Além de infraestrutura no porto, Itajaí conta com área de armazenagem no município, o que favorece o envio de cargas.
  • Itajaí monitora com atenção clima da região. Excesso de água no interior pode aumentar correnteza do rio Itajaí-Açu, impedindo a entrada de navios.
  • Do outro lado do rio Itajaí-Açu fica o terminal da Portonave, em Navegantes, que oper a como terminal de uso privado (TUP), sem concessão.
  • Expedição Avicultura também se reuniu com representantes empresa para conhecer de perto a infraestrutura do terminal.
  • Sem contar com a mesma retroárea disponível em Itajaí, terminal de Navegantes reforça infraestrutura própria para ampliar capacidade de recepção de cargas.
  • Portonave conquistou em 2015 rotas que pertenciam a Itajaí, o que gerou migração de cargas e navios na região.
  • Milhares de contêineres chegam e saem diariamente do terminal catarinense.
  • Além de espaço para recebimento de contêineres, Portonave também aposta em armazém próprio próximo ao porto para conquistar cargas e clientes.
  • Portos do Sul marcam o ponto final da rota dos frangos no Brasil. Maior parcela da produção sai rumo ao exterior via Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
  • Estruturas gigantes mudam paisagem do litoral catarinense.
  • Pessoas e veículos lado a lado dos navios mostram dimensão das estruturas para movimentação de cargas.
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