A Expedição Avicultura chega à terceira edição com roteiro ampliado. Nesta temporada, o projeto técnico-jornalístico promovido pelo Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo adiciona o Rio Grande do Sul ao trajeto que já contempla Paraná e Santa Catarina. Os trabalhos começam nesta semana e avançam sobre a região que respondeu por 63% do abate e 75% da exportação de frango no país em 2014.

CARREGANDO :)

O projeto coloca em pauta os principais aspectos ligados a cadeia avícola, desde os desafios da produção até as tendências de mercado. As discussões vêm à tona em um ano de ebulição do setor. No aspecto mercadológico, a forte valorização do dólar ante o real garante mais renda com as exportações, mesmo com uma queda próxima de 15% nos preços internacionais. Ao mesmo tempo, a sustentação nos preços de soja e milho – principais insumos para a produção de ração – forçam a indústria a manter rigidez no controle dos custos.

No aspecto logístico, o anúncio de novos projetos como a “Rodovia do Frango”, cria perspectiva favorável à exportação. No contraponto, fatores como as greves de caminhoneiros e o excesso de chuvas no porto de Itajaí (principal exportador nacional da proteína) colocam à prova a capacidade de entrega das cargas nos portos.

Publicidade

Realizado em 2012 e 2014, o trabalho da Expedição Avicultura já recebeu reconhecimento nacional e internacional, sendo vencedor do prêmio Inovação e Qualidade em Jornalismo (conduzido pela Rede Calc e pela norte-americana Alltech), além de ser finalista do Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo 2015. O projeto conta com o apoio do Banco Regional de Desen­volvi­mento Econômico do Extremo Sul (BRDE), Banco do Brasil, Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) e C.Vale.

<p> </p>