O principal canal de escoamento da produção de grãos do Centro-Oeste do Brasil vira palco de protestos e reivindicações no ano em que o país mais precisa de agilidade no transporte de cargas de grãos até os portos. A equipe da Expedição Milho Brasil sentiu na pele esse caos quando saia de Mato Grosso, após rodar as principais lavouras do estado.
Trabalhadores sem-terra bloquearam os dois sentidos da BR-364, na região de Rondonópolis, fazendo formar um congestionamento de cerca de 30 km ao longo da rodovia. Ao meio-dia, a fila de carretas e carros atingia também a BR-163. Caminhoneiros chegaram a ficar mais de 4 horas com os veículos totalmente paralisados. “Depois disso aqui, ainda tenho de enfrentar aquele caos em Santos”, disse um motorista que vinha de Sinop (Norte de Mato Grosso) com uma carga de soja.
O bloqueio da rodovia tem sido constante, disseram comerciantes e trabalhadores locais. No caso desse protesto especificamente, os sem-terra pediam liberação de cestas básicas para 10 mil famílias. Eles estão acampados em frente à sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na região. A entidade
A equipe de técnicos e jornalistas da Expedição Milho perdeu duas horas de trabalho no congestionamento e teve de cancelar um compromisso na tarde de quinta-feira.
Deixe sua opinião