Mais sete estados serão percorridos pela Expedição Safra Gazeta do Povo nas próximas semanas. Além de visitas a fazendas, consultorias e empresas, três rallies em parceria com a Ceagro Los Grobo estão na agenda de técnicos e jornalistas. Uma equipe segue para São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins enquanto outra prepara viagem ao trio Maranhão, Piauí e Bahia.
A alternância de visitas de campo e discussões técnicas faz com que o trabalho não se resuma à coleta de dados. Com os rallies, a Expedição também oferece informações aos produtores, sobre a produção e sobre as tendências do mercado e do clima. “Com isso, estamos ajudando a qualificar o processo de expansão da produção de grãos”, aponta o coodernador do projeto, Giovani Ferreira.
Nesta temporada, o plantio de soja e milho cresce não apenas em regiões de fronteira agrícola como a formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o MaToPiBa. As lavouras tomam espaço de pastagem também em municípios como Goiatuba (GO), onde técnicos e jornalistas participam de rally nesta terça-feira. Em Gurupi, haverá visitas a propriedades rurais em comboio no dia 22. O rally com percurso de Balsas (MA) a Bom Jesus (PI) está marcado para dia 28. As reportagens mostrando como o clima vem influenciando a produção de grãos nessas regiões serão publicadas no site agrogp.com.br e no caderno Agronegócio, nas próximas semanas.
Exterior
Ainda nesta safra de verão, a Expedição vai percorrer Paraguai e Argentina, para monitorar a colheita e dimensionar a produção sul-americana de soja e milho. A viagem especial desta temporada será para a Índia, mercado de alimentos comparado ao da China, maior importador de soja do Brasil. O projeto está na sétima safra e percorre todo ano também os Estados Unidos, entre setembro e outubro, quando os produtores norte-americanos realizam a colheita de milho e soja.