A Expedição Safra reúne nesta terça-feira em Goiânia representantes da cadeia produtiva do agronegócio para o lançamento oficial da edição 2012/13. O ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho confirmou presença no evento.
Na temporada atual, os técnicos e jornalistas já percorreram seis dos 13 estados a serem visitados. A partir de Goiânia, as equipes seguem com a sondagem pelos estados do Centro-Norte, região conhecida como MaToPiBa (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Vão percorrer ainda Centro-Oeste e Sudeste (Goiás, Minas Gerais e São Paulo).
No evento de lançamento, a Expedição apresenta uma parcial da safra brasileira de grãos de soja e milho no ciclo 2012/13. As estimativas têm como base as pesquisas a campo realizadas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, primeiros estados a serem visitados. Está prevista a presença do ministro da Agricultura Mendes Ribeiro.
Na fase da colheita, a partir de janeiro, o roteiro incorpora o estado do Pará, no extremo Norte brasileiro. No roteiro internacional -- que inclui Estados Unidos, Argentina e Paraguai -- entra a Índia.
O projeto tem apoio institucional do Ministério da Agricultura, apoio técnico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Federação da Agricultura do Paraná (Faep). O oferecimento é do grupo Cegaro LosGrobo e do governo do Paraná. O patrocínio vem das empresas Caixa, New Holland, UPL, Intacta e Seara.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink