Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Expedição Safra 2012-2013

Expedição Safra desembarca na Índia

Equipes rodaram 60 mil quilômetros por Brasil, Paraguai, Argentina e Estados Unidos, e encerram temporada com nova visita à Ásia | Christian Rizzi/gazeta Do Povo
Equipes rodaram 60 mil quilômetros por Brasil, Paraguai, Argentina e Estados Unidos, e encerram temporada com nova visita à Ásia (Foto: Christian Rizzi/gazeta Do Povo)

A Expedição Safra Gazeta do Povo desembarca hoje na Índia para cumprir sua última parada na temporada 2012/13. As viagens começaram em setembro do ano passado. Depois de percorrerem 14 estados brasileiros, os Estados Unidos, a Argentina e o Paraguai, jornalistas e técnicos do projeto desvendam particularidades da produção, da logística e do consumo no país asiático. O roteiro extraordinário tem como objetivo ampliar a discussão em relação à demanda e à oferta de um dos mercados mais promissores do mundo.

O projeto chega à Índia num momento em que o país ganha importância no cenário econômico mundial. Com 1,2 bilhão de habitantes, o mercado atrai especialmente fornecedores de alimentos como Brasil, Estados Unidos e Argentina. A influência indiana abrange a soja e a cana-de-açúcar.

“Essas cadeias têm impacto direto nos negócios do Brasil e também do Paraná. Por isso a necessidade de conhecer a demanda do mercado indiano”, explica Giovani Ferreira, gerente de Agronegócio da Gazeta do Povo e coordenador da Expedição.

No setor de grãos, apesar da grande extensão da Índia, a produção de soja e milho do país ainda é discreta. Na safra 2012/13, os agricultores indianos produziram 22,5 milhões de toneladas do cereal e 11 milhões de toneladas da oleaginosa, conforme o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda). Toda a soja é convencional – o país não planta semente transgênica.

A Expedição, durante os 11 dias em solo indiano, também vai buscar referências concretas sobre o crescimento do mercado consumidor. O poder aquisitivo da população (1,2 bilhão de pessoas) cresceu nos últimos anos, elevando o consumo local. Porém, o país não possui tecnologia suficiente para suprir a demanda, tornando o Brasil um parceiro exponencial.

Com os saltos na produção registrados nos últimos anos, o Brasil tem interesse em ampliar as relações do agronegócio com a Índia. A importação indiana de milho e soja é praticamente nula. Atualmente, a agricultura brasileira tem sobras principalmente de cereal, que se expande na safra de inverno. “Há dez anos, o aumento de uma safra para outra era de três toneladas. Hoje chega a 20 toneladas”, aponta Ferreira.

De acordo com estimativa da Expedição Safra Gazeta do Povo, a safra brasileira 2013/14, que começa a ser plantada no próximo mês, deve romper a barreira dos 200 milhões de toneladas de grãos, crescimento de 8% em relação à temporada passada (184 milhões de toneladas).

Além dos grãos, insumos estão na pauta da equipe. A Índia é um dos principais fornecedores mundiais de fertilizantes e agroquímicos, produtos que o Brasil importa em grande escala. Cerca de 70% do adubo utilizados nas lavouras brasileiras são importados.

Viagem

O roteiro pela Índia inclui três grandes polos produtivos: Mumbai, Indore e Nova Deli (veja acima). Ao longo de duas semanas no país asiático, a equipe irá cumprir agenda que inclui compromissos com representantes de entidades públicas e privadas, incluindo a Embaixada do Brasil, o Ministério da Agricultura da Índia, cooperativas, usinas de açúcar, portos, fábricas de insumo e produtores.

Além dos profissionais do jornal, o grupo será formado por técnicos da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Federação da Agri­­­cultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Grupo Ceagro, UPL Brasil e a revista Globo Rural.

A viagem à Índia pode ser acompanhada pelo site www.agrogp.com.br.

1,2 bilhão

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.