A largada da fase colheita da Expedição Safra Gazeta do Povo ocorreu nesta quarta-feira à noite, na Fazenda Agripastos, considerada o centro histórico do plantio direto no Brasil. Manoel Henrique Pereira, pioneiro nessa tecnologia, recebeu 50 produtores, técnicos e autoridades que acompanharam a apresentação das perspectivas do núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo para o ciclo 2012/13.
A produção nacional de grãos tem potencial para 185 milhões de toneladas no verão, mesmo com clima irregular em alguns centros de produção, disse Giovani Ferreira, coordenador da Expedição. "O incremento pode chegar a 20 milhões de toneladas em uma safra, dependendo dos resultados que vamos checar nos roteiros a partir desta semana."
Para o presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalberto, projetos como a Expedição ajudam o agronegócio a formular estratégias parti de um banco de dados, que funcionam como um centro de inteligência.
O deputado federal e ex-ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, lembrou que a expansão da agricultura brasileira depende da disponibilidade de informações colhidas direto com os produtores. Ele ressaltou ainda a importância que os números da Expedição tiveram enquanto ele esteve no comando da pasta, na formulação de políticas públicas.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas