A Expedição Safra Gazeta do Povo ainda tem 35 mil quilômetros pela frente e você pode ajudar as equipes a traçarem os percursos. No quadro Sugira um Destino, internautas indicam fazendas, cooperativas, sindicatos, empresas e regiões importantes na produção de soja e milho de verão.
As sugestões têm levado o projeto mais longe. Nova Canaã do Norte e Nova Maringá, em Mato Grosso, foram visitados pela primeira vez no plantio da safra deste ano. Por lá, a Expedição conferiu como os produtores driblam a logística em áreas isoladas e avançam em tecnologia.
A partir desta quarta-feira (16), técnicos e jornalistas voltam à estrada para dar início à segunda fase do ciclo 2012/13. Até momento foram rodados mais de 25 mil quilômetros entre os estados produtores do Brasil. Agora, as equipes vão a campo para conferir os rendimentos e reprojetar o potencial de colheita de soja e milho do país. Nesta fase destinos inéditos, como Rondônia e o Pará, foram incluidos no roteiro. Os dois estados são importantes para o escoamento da produção brasileira.
Além do asfalto e estrada de chão, as equipes terão em seu caminho as principais ferrovias e hidrovias que transportam os frutos das lavouras de verão. Ao final do projeto, será traçado um mapa logístico da supersafra de grãos.
E, a partir do dia 21, segunda-feira, você poderá acompanhar as equipes de campo no Diário de Bordo, programa que traz as informações diretamente da estrada. O conteúdo estará disponível no canal de Áudio do site.