O veranico que atingiu as lavouras na região Sul de Goiás durante a fase inicial de desenvolvimento das plantas não deve prejudicar os rendimentos da safra de verão. A constatação é baseada em relatos de produtores e técnicos que participaram da segunda etapa do Rally Ceagro / Expedição Safra Gazeta do Povo, em Goiatuba, nesta terça-feira (19).
Apesar de o volume de chuvas ter ficado abaixo da média histórica, os primeiros números de colheita indicam que a região – uma das mais promissoras ao cultivo da soja no estado do Centro-Oeste – vai retirar dos campos uma produção acima do ano passado.
Quem já começou a colher se diz contente com os resultados iniciais. A produtividade média da soja precoce tem chegado a 55 sacas por hectare, contra cerca de 50 sacas alcançadas nos primeiros talhões do ano passado.
Cerca de 80 pessoas marcaram presença nesta etapa do Rally, maior parte produtores da região de Goiatuba. O grupo percorreu fazendas em busca de informações e novas tecnologias para a lavoura, sob um sol de mais de 35ºC. Além disso, os participantes puderam trocar experiências entre si e estreitar relacionamentos.
Outra etapa do evento está marcada para a próxima sexta-feira (22), em Gurupi (Tocantins). A quarta e última etapa será realizada ente os municípios de Balsas (Maranhão) e Bom Jesus (Piauí), no dia 28.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião