• Carregando...
Expedição Safra: no caminho para o Rally, equipe faz parada na BR-135, já no estado do Piauí. | Hugo Harada / Gazeta Do Povo
Expedição Safra: no caminho para o Rally, equipe faz parada na BR-135, já no estado do Piauí.| Foto: Hugo Harada / Gazeta Do Povo

O comboio do Rally Ceagro/Expedição Safra vai percorrer cerca de 500 quilômetros pelos chapadões agrícolas de Maranhão e Piauí nesta quinta (28) e sexta-feira (01). Produtores, técnicos e jornalistas vão apurar o estado das lavouras e as tecnologias que estão sendo usadas nesta safra, uma temporada que, pelo clima irregular, põe à prova as práticas de produção de soja na nova fronteira agrícola do Brasil.

Os produtores de Maranhão e Piauí relatam que as chuvas estão privilegiando algumas regiões em detrimento de outras. Enquanto em Alto Parnaíba (MA) as chuvas agradam aos agricultores, em Bom Jesus (PI), que também integra a nova fronteira agrícola brasileira, a situação é oposta, com lavouras há três semanas sem reposição de umidade. “Tem que chover com urgência para vermos se a soja se renova”, disse Dionísio Irineu Oppelt, que cultiva 350 hectares na Serra do Quilombo, em Bom Jesus (PI).

A Expedição Safra segue viagem, depois do Rally, pelo Oeste da Bahia, onde vai conversar com produtores e técnicos dentro da sondagem da colheita. Nesta colheita, já foram percorridos todos os estados do Sul e do Centro-Oeste. O Centro-Norte encerra o levantamento de campo sobre a expectativa do setor produtivo em relação à temporada 2012/13.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]