Os produtores de soja que pretendem cultivar milho no inverno não tiveram descanso no fim de semana. Nem no Distrito Federal, onde o cerco da oleaginosa a Brasília está cada vez mais fechado. Os agricultores do DF mantêm as plantadeiras no campo e querem concluir a tarefa ainda em novembro.
A expectativa de produtividade no entorno de Brasília é superior à de outras regiões como o Triângulo Mineiro, por exemplo. A principal razão para isso é o acúmulo maior de chuvas desde o início do plantio.
A região agrícola que envolve Brasília abrange o Noroeste de Minas e parte de Goiás. Tem avançado em produtividade com alto investimento em tecnologia. Considerando todo o Brasil, é onde mais se observam pivôs de irrigação para milho, soja, feijão, café, legumes. Em alguns municípios, a parte irrigada passa de 10% da área da soja, reduzindo reflexos das estiagem e permitindo até três safras por ano.
A equipe que percorre o Centro-Oeste e o Sudeste visita hoje lavouras de São Paulo. Foram vencidos 4 mil quilômetros de estradas em oito dias. Distância ainda maior está sendo traçada pela equipe em campo no Centro-Norte. As reportagens consolidadas nas duas frentes podem ser acessadas na Gazeta do Povo desta terça-feira.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Deixe sua opinião