Com o plantio avançando rapidamente no Paraná e lentamente em Mato Grosso, a Expedição Safra Gazeta do Povo volta a campo na próxima semana para monitorar o potencial da safra 2013/14 de verão no Brasil. Depois da viagem ao cinturão norte-americano de produção de grãos, técnicos e jornalistas vão percorrer todas as principais regiões brasileiras que apostam na soja e no milho.
O Paraná deu a largada no plantio brasileiro, mas ainda tem dois terços das lavouras para semear, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral). Em Mato Grosso, maior produtor nacional, as máquinas tentam ultrapassar os 5% do terreno total nos próximos dias. A semeadura deve engrenar mais tarde, devido ao atraso das chuvas. Nos dois estados, que lideram o cultivo de grãos, a soja ganha mais de 700 mil hectares extras.
A Expedição chega à sua oitava edição com cobertura anual da colheita nos Estados Unidos e do ciclo completo no Brasil. Na fase colheita, ainda serão percorridos Argentina e Paraguai. Será mantida ainda a execução de um roteiro especial, que nesta temporada inclui o continente africano nas discussões sobre demanda e potencial global de produção de grãos. Técnicos e jornalistas devem percorrer novamente 60 mil quilômetros em regiões agrícolas.