• Carregando...
Equipe cruza divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul sob sol de mais de 30 graus. | Foto: Daniel Castellano / Gazeta Do Povo
Equipe cruza divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul sob sol de mais de 30 graus.| Foto: Foto: Daniel Castellano / Gazeta Do Povo

Depois de percorrer mais de  1,7 mil quilômetros do Sul ao Centro-Oeste do Brasil no último final de semana, a equipe 1 da Expedição Safra inaugura nesta segunda-feira (20) os roteiros da fase colheita a partir de Cuiabá (MT). Na parte da manhã, os expedicionários terão um bate-papo com técnicos do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), órgáo ligado ä Federação da Agricultura do estado. As visitas a lavouras começam em Campo Novo do Parecis (Oeste), a cerca de 400 quilômetros da capital. As máquinas já começaram os trabalhos de retirada de soja e milho de verão nas plantações do município, que tem uma das maiores reservas indígenas do país. Mas é nesta semana que a colheita tende a ganhar ritmo em todo o estado no intervalo das chuvas, que são constantes.

No Oeste, a Expedição percorre as fazendas com um grupo de pesquisadores da Fundação MT, que prometem fazer um “raio-x”das lavouras e depois dar orientações técnicas aos produtores em um evento no dia seguinte. O projeto “Fundação MT em Campo”vai fazer diagnósticos e encontros regionais comprodutores em todo o estado.

O indicador  da Expedição Safra aponta que Mato Grosso tem potencial para colher 26,5 milhões de toneladas de soja neste verão, quase 30% do total a ser colhido no país.O número tem como base levantamento de campo realizado por técnicos e jornalistas ao final do plantio da temporada 2013/14 e deve ser atualizado nos próximos meses com a conclusão da segunda fase do projeto.

ClimaO caminho da Expedição Safra até a capital mato-grossense foi marcado por calor e muita chuva. No primeiro dia de viagem, as temperaturas superavam os 30 graus em boa parte do trecho. Mas, assim que a equipe cruzou a divisa de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso, o céu “desabou”. A alta umidade, além de dificultar a entrada das colheitadeiras no campo, torna o tráfego ainda mais perigoso na BR-163, que segue recheada de buracos e com grande fluxo de carretas. E a previsão indica que deve continuar caindo água em todas as regiões produtoras do estado nesta semana.

Na estradaA Expedição Safra Gazeta do Povo  faz um levantamento da safra de verão no Brasil há oito anos. Com uma quilometragem que supera os 65 mil quilômetros por ano, se consolida como a maior Expedição no país.Já percorreu dez países e neste ano desbrava um novo continente: o africano.

Clique aqui e conheça a Expedição Safra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]