Público pode acompanhar discussões que mostraram potencial da safra 2013/14 no Brasil e nos demais países da América do Sul.| Foto: Christian Rizzi / Gazeta Do Povo
Na próxima semana equipes percorrem estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e Goiás. 
CARREGANDO :)

Foi lançada oficialmente na noite desta quarta-feira (20) a oitava edição da Expedição Safra Gazeta do Povo, em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. Autoridades, técnicos e políticos acompanharam as discussões apresentadas no evento. Com o tema “Expansão que desafia mercado, preço e sustentabilidade”, o levantamento técnico-jornalístico vai fazer um diagnóstico da safra 2013/14, percorrendo quatro países e 14 estados brasileiros.

Francisco Simioni, chefe do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab) destacou a relevância da Expedição para o agronegócio. “Um projeto como esse dá sustentação e conforto aos produtores”, disse. Já Gilmar Ritter, gerente regional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) destacou a importância dos engenheiros agrônomos no processo de expansão da produção brasileira.

Publicidade

O coordenador do projeto e gerente do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, apresentou detalhes da previsão de que o Brasil produzirá 200 milhões de toneladas de grãos neste ciclo. Ferreira também aproveitou o evento para atualizar o potencial de colheita da soja, para 90 milhões de toneladas, contra pouco mais de 89 milhões de toneladas estimadas até então. Ele também contextualizou a situação da América do Sul, ao apontar que o bloco representado por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai já concentra a maior parte da produção mundial de grãos.

Volta à estrada

Depois de percorrer os estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as equipes voltam a campo na próxima semana. A região produtora conhecida como Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) será um dos destinos. Em paralelo outra equipe acompanha a evolução das lavouras nos estados de Minas Gerais e Goiás. A repercussão será feita no site www.expedicaosafra.com.br

Na próxima semana equipes percorrem estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e Goiás.