Nos dois primeiros dias de trabalho de campo, a equipe 1 da Expedição Safra, que percorre os estados de Mato Grosso, Rondônia e Pará até o início de fevereiro, conferiu que o atraso no plantio do ciclo 2012/13 vai comprometer tanto a colheita de verão como o plantio da segunda safra de milho e algodão em Mato Grosso.
"O plantio da safrinha [de milho] vai ultrapassar 10 dias do normal. Isso deve resultar em um rendimento de 5 sacas por hectare a menos", calcula Robson Fogliato, de Sapezal (Oeste do estado). Na região dele, a colheita tem corrido nas áreas que vão dar lugar ao cultivo da pluma. Há também casos de quem vai reduzir a área do cereal por falta de tempo hábil para plantio.
O quadro é resultado da irregularidade das chuvas, que atrasou o plantio e a germinação das plantas, até num mesmo talhão. Isso mudou a paisagem das plantações. A disparidade de tamanho e fase de maturação é comum em todas as áreas por onde a Expedição passou até o momento.
Nesta terça-feira (22), a equipe conhecerá de perto todo o processo de transporte de grãos a partir de Porto Velho (Rondônia).
Diário de BordoDa estrada, as equipes contam onde estão, o que vêem e para onde vão, em programetes diários de áudio. Ouça o primeiro diário da fase colheita.