Tocantins, Maranhão e Piauí estão novamente expandindo o plantio de soja neste verão. A nova fronteira agrícola do Brasil -- visitada nesta semana pela Expedição Safra Gazeta do Povo -- dedica perto de 1,7 milhão de hectares à oleaginosa (sem contar a Bahia). Trata-se da maior área já destinada à soja na região, que começou a expandir a agricultura de escala três décadas atrás.
Segundo os produtores e especialistas entrevistados por técnicos e jornalistas da Expedição, o Tocantins abre mais áreas que seus vizinhos, porque no ano passado sofreu menos os efeitos das estiagens e está mais capitalizado. No entanto, o Maranhão segue na liderança e o Piauí continua dispondo das maiores áreas contínuas para novos investidores.
O plantio chegou à metade no Tocantins, a dois terços no Maranhão e a um terço no Piauí, que está recebendo menos chuvas. Os produtores piauienses, no entanto, esperam precipitações nos próximos dias e colocam as máquinas em campo.
No Maranhão, a sementeira Cajueiro está acelerando as entregas. Os produtores da nova fronteira preferem retirar as encomendas às vésperas do plantio, para que as sementes fiquem em ambiente climatizado e preservem o potencial de germinação pelo maior tempo possível.
A previsão é que o plantio seja encerrado em toda a região dentro do prazo indicado pelos técnicos, ou seja, em três semanas.
A Expedição Safra acaba de chegar ao Piauí, onde deve percorrer fazendas de regiões que no ano passado sofreram com secas severas só registradas em 2001/02. Até sábado, o roteiro segue pela Bahia, líder na produção de grãos e algodão, com 2 milhões de hectares cultivados, incluindo algodão.
Acompanhe a viagem pelo site www.expedicaosafra.com.br e saiba mais detalhes sobre o plantio de soja e milho na nova fronteira agrícola brasileira na edição da próxima terça do caderno Agronegócio, da Gazeta do Povo.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Deixe sua opinião