Nordeste uruguaio tem várzeas cultivadas por produtores brasileiros, num quadro que lembra a região de fronteira com Paraguai e Bolívia.| Foto: Foto: Jonathan Campos/gazeta Do Povo
Seca que quebrou safra do estado encurtou o ciclo das plantas, antecipando o índice colheita.
Região irrigada de São Paulo foi novidade no percurso.
Primeiras áreas colhidas em Santa Catarina apresentam bons resultados.

Depois de percorrer 5 mil quilômetros do Sul do Brasil ao Nordeste do Uruguai, a Expedição Safra Gazeta do Povo encerra hoje viagem de três semanas e retorna a sua base em Curitiba. Técnicos e jornalistas cumpriram dois roteiros contínuos para verificar as condições da produção de soja e milho desde as lavouras irrigadas paulistas até as várzeas uruguaias. O primeiro cobriu São Paulo e Paraná, que avançam na colheita. O segundo foi por Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Uruguai, onde a maior parte das lavouras está em floração e enchimento de grãos.

CARREGANDO :)
Região irrigada de São Paulo foi novidade no percurso. 

No caminho, a equipe registrou o potencial de cada região e a preocupação com a falta de chuva no segundo veranico da temporada. A expectativa é que a sede da terra seca seja saciada a partir de hoje, com o retorno das chuvas. Nas regiões com plantas verdes, os produtores esperam assistir a soja se recuperar ao menos parcialmente. Nas mais adiantadas, as perdas devem ser aferidas nos próximos dias.

Publicidade
Colheita estava levantando poeira no Oeste do Paraná. 
Primeiras áreas colhidas em Santa Catarina apresentam bons resultados. 

Participaram da viagem cinco técnicos: os agrônomos Carlos Hugo Godinho e Ricardo Kaspreski, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do Paraná, Diego de Souza, da Federação da Agricultura e do Paraná (Faep), e Antônio Régis de Oliveira, da Caixa Econômica Federal, além da economista Natália Orlovicin, da consultoria INTL FC Stone. Na equipe de reportagem, trabalharam os jornalistas Giovani Ferreira, José Rocher e Jonathan Campos.

Além dos textos e imagens que vêm sendo publicados desde o início do percurso, a viagem terá informações consolidadas nas próximas edições do caderno Agronegócio da Gazeta do Povo.

Nas próximas semanas, as equipes da Expedição ainda cumprem roteiro em Minas Gerais e Goiás e também no MaToPiBa (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Está previsto ainda uma visita aos principais portos graneleiros do Arco Norte, além de uma incursão ao cinturão de produção de grãos da Argentina e do Paraguai.

Publicidade

Acompanhe todo o trabalho em www.agrogp.com.br e em www.expedicaosafra.com.br.