A avaliação de que o retorno das chuvas promete boa produtividade na safra de soja em Mato Grosso desconsidera os problemas que estão por vir. A avaliação parte de técnicos que estão percorrendo lavouras ainda em enchimento de grãos e temem chuvas excessivas nas próximas semanas, que podem fazer problemas como a ferrugem asiática se alastrar.
O agrônomo Emerson Daniel Müller, que atua na região Oeste, avalia que a produtividade média pode cair até dez sacas por hectare se o pior acontecer. O risco de invernada -- chuva contínua -- na segunda quinzena de fevereiro vem se confirmando pelas previsões meteorológicas. "Com umidade e sem sol, a ferrugem pode se alastrar rapidamente", aponta.
A aplicação de fungicidas vem sendo indicada como forma de proteger as plantações. Perdas por excesso de umidade, no entanto, não podem ser anuladas.
A Expedição Safra Gazeta do Povo segue percorrendo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul nesta semana, com o objetivo de avaliar tendências da produção, do mercado e da logística da safra 2014/15.
Deixe sua opinião