• Carregando...
Plantio de soja Campo Mourão. Parte dos produtores recebe chuva isolada, mas escassa. | Hugo Harada / Gazeta Do Povo
Plantio de soja Campo Mourão. Parte dos produtores recebe chuva isolada, mas escassa.| Foto: Hugo Harada / Gazeta Do Povo
  • Plantio de soja Campo Mourão. Parte dos produtores recebe chuva isolada, mas escassa.
  • Equipe iniciou roteiro pelo Norte e vai percorrer WinterShow da Agrária em Guarapuava.

A Expedição Safra teve acesso antecipado ao relatório que a cooperativa Coamo apresenta nesta quinta-feira (16) sobre a situação das lavouras de soja e milho de verão. A oleaginosa precisa de chuva e a maior parte dos campos terá mais dez dias de sol, conforme as previsões meteorológicas.

Neste momento, 35% dos 2,37 milhões de hectares reservados à soja foram semeados. "Dessa área plantada, 15% estão em desenvolvimento vegetativo. O restante [cerca de 210 mil hectares, em germinação] é o que está sofrendo", disse o gerente de Assistência Técnica, Marcelo Sumiya.

Em sua avaliação, parte das lavouras pode ter de ser replantada. No entanto, explica que ainda não é possível fazer um diagnóstico preciso sobre o impacto deste período de chuva escassa e temperaturas que passam de 60 graus no solo na produção. As lavouras que forem replantadas podem ter produtividade normal, uma vez que a meteorologia informa que não deve faltar chuva a partir de novembro.

A área da soja da Coamo, que estende sua atuação ao Centro-Oeste do país, cresce 3,4%, com redução de 13% na de milho, que ficou com apenas 155 mil hectares nesta temporada. O cereal foi 85% plantado e sofre menos com as condições climáticas. "Na próxima chuva, o plantio será encerrado", afirma Sumyia.

A equipe da Expedição Safra entrevista também o presidente da Coamo. Saiba em detalhes a avaliação que José Aroldo Gallassini faz desta safra, do mercado e de como o agronegócio deve reagir à baixa nas cotações das commodities no caderno Agronegócio de terça-feira e no site www.agrogp.com.br.

A equipe do projeto viaja com apoio técnico da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e da consultoria INTL FCStone. O economista Marcelo Garrido, da Seab, e o consultor Leandro Souza (FCStone) acompanham e colaboram no trabalho de levantamento de informações.

Nesta quinta-feira, a agenda começa no WinterShow, evento da cooperativa Agrária que reúne milhares de produtores em Entre Rios, distrito de Guarapuava. O roteiro, que abre a 9ª Expedição Safra Gazeta do Povo, foi iniciado pela região de abrangência da cooperativa Integrada, com sede em Londrina.

Equipe iniciou roteiro pelo Norte e vai percorrer WinterShow da Agrária em Guarapuava.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]