Assis (SP) --A soja está tirando mais um pedaço da área do milho e da cana neste ano no Sul de São Paulo, conferiu a Expedição Safra Gazeta do Povo. A equipe percorreu lavouras da região paulista que mais produz grãos, uma faixa ao sul do estado que abrange municípios como Itapeva, Itaberá, Ourinhos, Cândido Mota, Assis.
Conforme João Motta, presidente do Sindicato Rural de Cândido Mota, a soja ocupa 24 mil hectares no município, enquanto a cana fica com outros 20 mil hectares. “Praticamente não tem milho de verão”, aponta. Ele calcula que a oleaginosa já está com 70% da área semeada.
Apesar da participação expressiva, a cana tem perdido espaço para a soja na região. Motta estima que houve uma migração de aproximadamente 5% da área dos canaviais em relação ao último ciclo. Na hora de renovar a cana, o produtor dá uma chance à soja.
Conforme avaliação dos produtores, a presença de poucas usinas na região reduz a força da cultura diante da soja. Os irmãos Paulo Oliveira Rocha Filho, Amauri Oliveira Rocha e Ariquemes Oliveira Rocha optaram por essa migração. Cerca de 25 hectares de canaviais foram repassados à soja, que agora soma 150 hectares, três vezes mais que a cana.
Banco do PCC movimentou R$ 8 bilhões para financiar políticos e crime organizado
Bolsonaro se lança candidato e põe Michelle na disputa de 2026; assista ao Sem Rodeios
Venezuela acusa Brasil de “ingerência e grosseria” e convoca seu embaixador em Brasília
Moraes nega adiamento de audiência de réu do 8/1 com quadro psiquiátrico grave
Deixe sua opinião