Na área que antes era dedicada a cana o trio de produtores de Cândido Mota (SP) decidiu apostar na soja| Foto: Josua© Teixeira / Gazeta Do Povo

Assis (SP) --A soja está tirando mais um pedaço da área do milho e da cana neste ano no Sul de São Paulo, conferiu a Expedição Safra Gazeta do Povo. A equipe percorreu lavouras da região paulista que mais produz grãos, uma faixa ao sul do estado que abrange municípios como Itapeva, Itaberá, Ourinhos, Cândido Mota, Assis.

CARREGANDO :)

Conforme João Motta, presidente do Sindicato Rural de Cândido Mota, a soja ocupa 24 mil hectares no município, enquanto a cana fica com outros 20 mil hectares. “Praticamente não tem milho de verão”, aponta. Ele calcula que a oleaginosa já está com 70% da área semeada.

Apesar da participação expressiva, a cana tem perdido espaço para a soja na região. Motta estima que houve uma migração de aproximadamente 5% da área dos canaviais em relação ao último ciclo. Na hora de renovar a cana, o produtor dá uma chance à soja.

Publicidade

Conforme avaliação dos produtores, a presença de poucas usinas na região reduz a força da cultura diante da soja. Os irmãos Paulo Oliveira Rocha Filho, Amauri Oliveira Rocha e Ariquemes Oliveira Rocha optaram por essa migração. Cerca de 25 hectares de canaviais foram repassados à soja, que agora soma 150 hectares, três vezes mais que a cana.