A 11.º WinterShow -- feira das culturas de inverno da cooperativa Agrária que termina hoje em Entre Rios (Guarapuava) -- apresenta variedades de trigo capazes de render 6 mil quilos por hectare. São sementes de origem francesa com produtividade dobrada que, entre outras novidades, atraem 6 mil produtores a três dias de evento.
No entanto, mesmo atrativos de peso da estação fria dividem atenção do agronegócio com o mercado do verão. E até a região, que é recordista nacional em produtividade de milho, está decepcionada com a cotação do cereal, conferiu a Expedição Safra Gazeta do Povo, que está na estrada desde o início desta semana.
O quadro desafia a tradição. Os produtores da Agrária historicamente dedicam dois terços das lavouras de verão ao milho. Mas muitos estão reduzindo para apenas um terço, proporção apontada como o limite para o sistema de rotação de culturas que sustenta a produtividade da própria soja, carro-chefe no verão. Tudo pela diferença de rentabilidade.
Se optar pelo milho, o produtor tem apenas uma cultura por ano: no inverno, cultiva apenas cobertura de solo. Se optar pela soja, pode plantar trigo, cevada ou canola na sequência. "A margem de quem opta pela soja é dobrada... está difícil segurar a redução de área do milho", revela o coordenador de Assistência Técnica e da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária(Fapa).
Os técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral) da região dividiram informações com a Expedição Safra que apontam tendência de aumento de 6% na área da soja e de queda de 13% na área do milho, proporção maior que a média estadual. Segundo o agrônomo Josnei Silva Pinto eo técnico Dirlei Manfio, como ainda plantava mais milho que outras regiões, o Centro-Sul do estado tem condições de incrementar mais a área da soja.
Saiba mais detalhes na edição de terça-feira do caderno Agronegócio e no site www.agrogp.com.br. A Expedição Safra segue viagem pelo Sudoeste do Paraná. Acompanhe nosso Diário de Bordo.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Janja “causa” e leva oposição a pedir regras de conduta para primeiras-damas
Deixe sua opinião