Teve início nesta terça-feira (14) a nova edição da Expedição Safra. Os técnicos e jornalistas vão a campo conferir o plantio de uma safra que tem potencial para 202 milhões de toneladas no Brasil. Um crescimento de 3,5% em relação ao ano passado. O avanço é puxado pela soja, que pode atingir 94,55 milhões de toneladas, crescimento de 8,55% em relação ao ciclo anterior, segundo estimativa inicial da Expedição. A projeção à safra total considera expansão de área menor que nos últimos anos e recuperação do potencial produtivo das lavouras, que na campanha atual conta com clima mais favorável, em especial na Região Sul.
“Apesar da safra maior, 2014/15 estabelece um novo ciclo de expansão do setor. No Brasil e no mundo, o agronegócio continua crescendo, mas a taxas mais adequadas”, destaca Giovani Ferreira, coordenador do projeto. Nos últimos cinco anos, explica Giovani, a variação média foi acima de 12 milhões de toneladas ao ano. Enquanto que, no limite superior, a safra em curso não deve crescer mais do que 7 milhões de toneladas sobre as 195 milhões de toneladas verificadas em 2013/14.
Com a temática “Eficiência e competitividade, no campo e no mercado”, a Expedição 2014/15 procura traduzir o momento do setor, de oferta em alta, pressão sobre preços e margens mais apertadas. A conjuntura de mercado, com estoques altos, cotações em baixa e oferta maior do que a demanda reforça e motiva o debate sobre a importância de ser cada vez mais competitivo.
Paraná
O primeiro roteiro da nova temporada da Expedição é a região que se estende do Norte ao Oeste do Paraná, maior área produtora de grãos do estado. Técnicos e jornalistas vão a campo conferir com produtores e especialistas as avaliações regionais. Depois de um ano de quebra, o estado espera recuperação de 10% em produtividade, chegando a 3,35 mil quilos por hectare. Trata-se do melhor desempenho previsto entre os estados brasileiros. A produção paranaense de soja pode crescer 15%, passando de 17 milhões de toneladas.
Roteiro
A primeira etapa da 9ª edição da Expedição Safra também inclui passagem pelo Paraguai para checar as condições das lavouras no país, onde mais de 80% da área já está semeada. No Brasil, levantamento inicial aponta para uma área de 30,6 milhões de hectares, um aumento de 4% em relação ao ciclo anterior e, no Paraguai, uma área de 3,75 milhões de hectares no primeiro plantio, o que representa um crescimento 6%. Na partir da próxima semana, uma das equipes percorre o Corn Belt, o cinturão do milho nos Estados Unidos. No roteiro extraordinário a equipe desembarca no Leste Europeu – Polônia, Rússia e Ucrânia.
Apoio
Apoiam esta edição o Governo do Paraná, New Holland, Caixa Econômica Federal, Seara (com sede em Sertanópolis, PR), Agrotec (com sede em Ciudad del Este, Paraguai), consultoria FCStone, além da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), da Toyota do Brasil e do Crea-PR.
Sobre a Expedição Safra
A Expedição Safra é um projeto do Agronegócio Gazeta do Povo desenvolvido desde o ciclo 2006/07. O projeto consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos. Da América do Sul à América do Norte, a sondagem periódica percorre em 15 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), China e Índia.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Janja “causa” e leva oposição a pedir regras de conduta para primeiras-damas