Enquanto uma equipe acompanha a colheita nos Estados Unidos, outra monitora o plantio de soja e milho no Sul do Brasil, mais precisamente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A Expedição Safra Gazeta do Povo segue na sondagem sobre o tamanho das lavouras e o potencial da safra de verão do Brasil.
Já foram percorridas as regiões mais adiantadas do Paraná na semeadura (Oeste, Sudoeste, Centro-Oeste e Norte), bem como o Paraguai. Neste plantio, ainda serão visitados os Campos Gerais do Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. Todas as regiões serão sondadas novamente na colheita, incluindo Rondônia, Pará e Roraima, num total de 15 estados, além de Argentina, Paraguai e Uruguai.
O plantio da soja está começando no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Reduzidas, as lavouras de milho estão perto de 65% semeadas. O ritmo dos trabalhos no cereal pode até diminuir, uma vez que os produtores estarão concentrados no plantio da oleaginosa, conforme a Emater gaúcha.
A Expedição Safra vai a campo com uma projeção que aponta aumento na área de soja nos dois estados. Os catarinenses tendem a cultivar extensão 3,8% maior (550 mil hectares) e os gaúchos estão sujeitos a ampliação de 3,2% (4,9 milhões de hectares), num momento em que a cultura mostra-se mais rentável que alternativas concorrentes. O trabalho de campo vai permitir revisão desses números. A previsão de safra nacional é de 94,55 milhões de toneladas de soja (e 202 milhões de toneladas de grãos).
Deixe sua opinião