Final de tarde em Chapadão do Sul gera um céu avermelhado para emoldurar as plantadeiras na lavoura.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

No primeiro roteiro da temporada, a Expedição Safra Gazeta do Povo percorreu 4,5 mil quilômetros. Além de máquinas plantando a todo vapor na tentativa de recuperar o atraso do início da janela, a equipe de técnicos e jornalistas se deparou com cenas inusitadas, como um produtor que cria uma queixada como um animal de estimação e uma família de emas em meio da lavoura a procura de alimentos. Confira algumas destas imagens captadas pelo fotógrafo Albari Rosa nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

CARREGANDO :)
Integrantes da equipe da Expedição Safra troca informações sobre o plantio de verão com produtores e técnicos.
A troca da noite pelo dia nas lavoures de Chapadão do Sul, em Mato Grosso do Sul, promove um avermelhado no céu, cenário de fundo para as plantadeiras.
Neste primeiro roteiro, Expedição Safra percorreu 4,5 quilômetros para colher informações sobre o plantio nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Plantas de soja sofrem com o solo sem umidade e o calor . Muitos produtores já consideram queda na produtividade.
Em meio ao vai-e-vem das plantadeiras, Ema, acompanhada pelos filhotes, caminha pelas lavouras em busca de comida para família,
Derneval José de Souza carrega plantadeiras na fazenda Divisa, em Alto Graça, Mato Grosso, na esperança que a semeadura termine ainda em novembro.
Na beira da estrada que liga Cuiabá a Nova Mutum, no Mato Grosso, Agnaldo Bueno dos Santos cria o queixada Neném como um animal de estimação da família.
Plantadeiras trabalham a todo vapor para recuperar o atraso no plantio no início da semeadura. Solo seco gera “poeirão” com a passagem das máquinas.
Em lavouras onde o desenvolvimento da oleaginosa está mais avançado, aviões pulverizam para evitar perdas com doenças.
Caminhão carregado com sementes corta o céu avermelhado do chapadão de Mato Grosso do Sul para abastecer plantadeiras nas lavouras.
CARREGANDO :)