No MS, colheita rende 55 sacas por hectare, considerada boa por conta dos problemas com o clima.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Com um roteiro de 5 mil quilômetros pelo Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a Expedição Safra Gazeta do Povo dá a largada para a sondagem da fase de colheita. Nas próximas duas semanas, uma equipe do projeto, que está na 10ª edição, irá percorrer as principais regiões produtoras de grãos -- soja e milho -- dos dois estados para verificar as condições das lavouras e recolher informações junto a técnicos e produtores.

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Confira imagens dos primeiros dias da Expedição Safra no MS

Na fase de plantio, as equipes de técnicos e jornalistas da Expedição Safra identificaram diversos problemas gerados pelo El Niño. Na região Centro-Oeste, por exemplo, a falta de umidade atrasou a semeadura, obrigando muitos produtores a optarem pelo replantio para garantir uma boa colheita. No Sul ocorreu o oposto. O excesso de chuvas gerou transtornos no plantio, pois as máquinas não conseguiam entrar nas lavouras.

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Acompanhe

o dia a dia da equipe da Expedição Safra no MS e MT no site www.agrogp.com.br.

Diante das adversidades, a última projeção da Expedição Safra revelou que o Brasil tem potencial para produzir 99,79 milhões de toneladas de oleaginosa. A estimativa anterior era de 100,32 milhões de toneladas. Mas os problemas climáticos colocaram a produtividade de várias regiões em risco. No milho, a projeção é de menos de 30 milhões de toneladas.

“Vamos a campo novamente para verificar as condições das lavouras e se a produtividade está dentro do esperado”, afirma Giovani Ferreira, coordenador do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
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Terminais

Além da sondagem de campo, a equipe do projeto irá verificar a estrutura logística de escoamento da região. Parte do trajeto será percorrido pela BR 163, principal via de saída dos grãos mato-grossense e sul-mato-grossense até os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

O roteiro também inclui paradas nos municípios de Itiquira e Rondonópolis, que contam com terminais para o transbordo de grãos de caminhões para vagões de trem.