Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Expedição Safra

Como o Brasil aumentou em quase 200% a produção de grãos em 20 anos

Gerente regional da C.Vale em Cruz Alta, Luciano Trombetta durante entrevista à emissora local | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Gerente regional da C.Vale em Cruz Alta, Luciano Trombetta durante entrevista à emissora local (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Com o tema ‘Produção e Tecnologia que desafiam Mercado e Produtor’, o terceiro seminário da Expedição Safra 2017/18 foi realizado nesta terça-feira (13), em Cruz Alta, no Noroeste gaúcho. Produtores, agrônomos e analistas do setor assistiram as palestras técnicas promovidas na unidade da cooperativa C.Vale no município. É a terceira vez que a Expedição Safra faz um seminário na cidade, em 12 anos de história do projeto.

O coordenador do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, diz que o agronegócio, vocação natural do Brasil, é o que está movendo a economia do país. “O setor está sustentando o superávit da balança comercial, tem uma participação extraordinária no PIB, está gerando empregos”, afirma.

Aumento na produção

De acordo com Giovani Ferreira, o Brasil deu um salto nas últimas duas décadas. Neste período, o país aumentou em 187% a produção de grãos, com apenas 77,1% de acréscimo de área. “Isso é resultado de investimento em tecnologia, em manejo, o que gera aumento de produtividade”, explica. Para o coordenador da Expedição Safra, a informação é outro componente importantíssimo para o salto.

Para exemplificar as transformações que o agronegócio brasileiro sofreu nos últimos anos, Ferreira apresentou uma série de datas marcantes. Nos últimos 14 anos, por exemplo, o país dobrou a produção de grãos. Na safra 2004/05, o Mato Grosso superou o Paraná em área plantada. Em 2011/12, o milho safrinha supera a produção do cereal de verão. Em 2014/15, o Brasil ultrapassa a barreira das 200 milhões de toneladas de produção. “Isso é resultado do investimento em produtividade”, explica.

A exportação, segundo Ferreira, também foi outro fator que impulsionou a atividade. “Nós estamos produzindo para exportar. Se não fosse o mercado internacional, nós não teríamos esse crescimento”, pontua.

O gerente de Negócios da Caixa Econômica Federal, Dionei Wommer, ressaltou a importância do banco para o desenvolvimento da agricultura nacional. “Nós da Caixa somos parceiros do agronegócio e, principalmente, do produtor. É uma área onde temos uma atuação presencial muito forte”, diz.

O gerente regional da C.Vale em Cruz Alta, Luciano Trombetta, agradeceu à Expedição Safra pelo terceiro seminário consecutivo na unidade e falou sobre a importância da boa informação para o produtor rural. “O produtor precisa de informação séria, com qualidade. Não informação especulativa. E quero parabenizar a Expedição Safra por esse trabalho de campo”, enfatiza.

Logística

Fabrício dos Santos, gerente comercial da Malha Sul/Rumo Logística, fez uma apresentação sobre o trabalho da empresa na região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. Segundo Santos, a empresa investiu mais R$ 6,2 bilhões desde 2015 em todo o país. “No Sul, nós temos uma rede de 506 locomotivas, 16 mil vagões e 9,2 mil quilômetros de malha”, conta. Atualmente, 60% do que é transportado pela empresa na região é agronegócio: 40% grãos, 15% açúcar e 5% fertilizantes.

Atualmente, 15% da produção nacional de grãos é escoada pela Rumo. No caso do RS, cujo principal porto fica na cidade de Rio Grande, 25% da produção segue por ferrovias. “O potencial do estado é muito grande. Só nos últimos anos, foram investidos R$ 820 milhões na Malha Sul da Rumo. Acreditamos que estamos no caminho certo”, afirma.

 |

1 de 9

 |

2 de 9

 |

3 de 9

 |

4 de 9

 |

5 de 9

 |

6 de 9

 |

7 de 9

 |

8 de 9

 |

9 de 9

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.