A Expedição Safra 2018/2019 apresenta nesta sexta-feira (5) durante a ExpoLondrina o balanço com as principais conclusões da etapa nacional do projeto, que percorreu os 12 principais estados produtores para fazer o levantamento dos desafios enfrentados pelos produtores brasileiros, que neste ano enfrentaram problemas com estiagem. O evento será realizado no Auditório Milton Alcover, às 8h30 da manhã.
Na ocasião, serão debatidas as oportunidades e desafios encontrados nos estados ao longo da temporada, tendências climáticas, o desempenho do ciclo paranaense de verão e as apostas para o ciclo de inverno. Os temas serão apresentados pelo coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, pelo chefe do Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Deral/Seab), Salatiel Turra, pelo supervisor de assistência técnica e Agricultura de precisão da Cooperativa Castrolanda, Roberto Simão de Carli, pelo meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Inmet/Mapa), Luiz Renato Lazinski, e pelo gerente da Caixa Econômica Federal Luiz Gastão Pinto Júnior.
Neste ano, apesar da estiagem em algumas regiões produtoras e alagamentos em algumas regiões do Rio Grande do Sul, a safra de soja deverá ser basicamente a mesma do ano passado, ou seja, 115,8 milhões de toneladas, segundo estimativa da própria Expedição Safra. No milho, a safra deverá ser de 90 milhões de t. No caso da soja, mesmo com as perdas na lavoura, o aumento da área plantada deve compensar a redução do volume total inicialmente esperado, que chegou a 125 milhões de t.
Os números finais previstos pela Expedição estão em linha com a projeção feita pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que falou sobre o ciclo atual em entrevista exclusiva à Expedição recentemente.
Na etapa nacional, os estados visitados pelos jornalistas e técnicos do projeto foram: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Tocantins, Bahia e Piauí. A Expedição também passou pelos Estados Unidos e ainda terá pela frente o trecho do Paraguai, Argentina e Uruguai. Posteriormente, cumprirá agendas no México, país que tem aumentado o comércio de produtos agropecuários com o Brasil, abrindo uma janela de novas oportunidades.
Sobre a Expedição Safra
A Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. O projeto percorre 12 estados brasileiros nas etapas de plantio e colheita. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a equipe realiza roteiros extraordinários, com incursões à Alemanha, Holanda, Bélgica, França, China, Índia, Israel, Rússia e ao Canal do Panamá.
O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e é apresentada pelo Sistema Confea-Crea com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Sementes e Fertilizantes Castrolanda, Agrotec, Alta, Solaris e ExpoLondrina. O apoio logístico é do Groupe Renault.
Serviço: Expedição Safra na Expo Londrina 2019
Data: 05/04
Horário: 8h30
Local: Auditório Milton Alcover – No Parque Governador Ney Braga
Endereço: Av. Tiradentes, 6275 – Londrina, PR.
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Declaração final do G20 aborda taxação de super-ricos, guerras e regulação de IA
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião