Palestras da Expedição Safra serão realizadas no estande da empresa Spraytec.| Foto: Giovani Ferreira/Gazeta do Povo

A Safratec, uma das mais importantes mostras tecnológicas para o agronegócio regional, é a primeira parada da Expedição Safra em 2016. O evento, promovida pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial, acontece nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), das 8h às 17h, na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) em Floresta, município da região de Maringá. O objetivo é reunir mais de 4 mil produtores.

CARREGANDO :)

A Expedição Safra está participando da Safratec em parceira com a empresa Spraytec. O projeto da Gazeta do Povo, que está na sua 10° edição, irá realizar duas palestras aos produtores. Na primeira, conduzida pelo gerente do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, o debate será sobre as informações do mercado de grãos. O Brasil segue descolado do restante do mundo por conta do câmbio, o que dá vantagens ao produtores locais. Esse é o motivo da China comprar mais do Brasil em relação ao Estados Unidos. Em 2015, a cotação do dólar no Brasil aumentou 53%. Em seguida, o meteorologista Luiz Renato Lazinski irá falar sobre o clima para as próximas semanas, que tem atrapalhado a colheita em várias regiões produtores, e também as previsões para a safra de inverno.

Palestras

Luiz Renato Lazinski repassa informações sobre o clima para os produtores. 
Publicidade

O evento irá apresenta as mais recentes novidades em cultivares de soja e produtos diversos, além de dezenas de experimentos voltados a incrementar a produtividade. A meta da cooperativa para os próximos anos é que eles atinjam a média de 100 sacas por hectare.

Além de dezenas de estandes onde as empresas vão apresentar seus produtos e serviços, o Safratec terá experimentos voltados, por exemplo, para o manejo de solo, que requer maior atenção por parte dos produtores, e protocolos diversos, entre os quais integração lavoura, pecuária e floresta – um modelo inovador e sustentável que avança no Paraná e no País, e palestras técnicas em diversos horários.

Público

De acordo com a organização, o público do evento é formado por produtores e técnicos ligados à cooperativa das regiões Noroeste e Norte do Paraná, Oeste paulista e Sudoeste do Mato Grosso do Sul. A expectativa é reunir 4 mil pessoas.