O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.
Expedição Suinocultura 2016 vai visitar os quatro principais estados produtores de suínos do país (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais)
A Expedição Suinocultura 2016 encerrou nesta semana um roteiro de 1,2 mil quilômetros pelas principais regiões produtoras de suínos em Santa Catarina. Em pauta, temas como logística, sanidade, mercado e as tendências da produção. Confira nas imagens do fotógrafo Lineu Filho alguns flagrantes dessa jornada:
Com um rebanho efetivo estimado em sete milhões de cabeças, Santa Catarina é o maior produtor e exportador nacional de carne suína.
O índice de leitões desmamados por fêmea/ano da Granja Perazzoli, em Fraiburgo, Santa Catarina, é de 31,26, número bem acima da atual média nacional, que é de 25,85.
Losivanio Luiz de Lorenzi, presidente da ACCS e da Coasc, falou sobre as dificuldades do setor, mas ressaltou que o pior da crise já passou.
Em Planalto Alegre e Nova Erechin, pequenos suinocultores apostam na confecção de embutidos para agregar valor aos produtos.
A Aurora tem capacidade de abate de 18 mil suínos por dia. Em 2015, abateu e processou 4,5 milhões de suínos, um crescimento de 8,6% em relação ao ano anterior.
Santa Catarina é o único estado do Brasil considerado área livre da febre aftosa sem a necessidade de vacinação.
Santa Catarina tem oito mil produtores em escala comercial, 85% integrados e 15% independentes, que produziram cerca de 900 mil toneladas de carne suína em 2015.
Salames, linguiças, copa e outros embutidos. Pequenos frigoríficos apostam na qualidade para garantir mercado.
Aurora é formada por 13 cooperativas de Santa Catarina, que garantem matéria-prima para fabricação de mais de 200 produtos. É a terceira maior empresa do setor no país.
A Embrapa Aves e Suínos, em Concórdia, é referência em pesquisa e tecnologia para diferentes áreas que envolvem a suinocultura brasileira.
Deixe sua opinião