Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Expedição Suinocultura

No encerramento da Expedição Suinocultura, setor se aproxima do consumidor

O projeto, que fez um levantamento técnico-jornalístico da atividade no país e percorreu os principais estados produtores (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais), encerrou os roteiros de campo mirando o consumidor final. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
O projeto, que fez um levantamento técnico-jornalístico da atividade no país e percorreu os principais estados produtores (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais), encerrou os roteiros de campo mirando o consumidor final. (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Preferência mundial entre as proteínas, a carne suína tem encontrado cada vez mais espaço na mesa do brasileiro. Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2015, o índice de consumo per capita no país subiu 2,5%, entretanto, segue atrás da carne bovina e de frango. Enquanto na China e na União Europeia o consumo per capita de carne suína chega a 39 kg e 25 kg por ano, respectivamente, no Brasil, não passa de 15kg/ano. A receita para seguir conquistando a preferência interna, segundo a Expedição Suinocultura, está na aproximação com o público final.

“O consumidor urbano está distanciado da realidade da produção rural e é muito importante que exista o contato para expandir o conhecimento sobre a maneira como se produz um alimento de qualidade, quais são as condições necessárias para se alcançar o padrão exigido tanto em nível nacional como internacional”, destacou o diretor de mercados e feiras da Secretaria Municipal de Abastecimento (SMAB) de Curitiba, Nivaldo Guimarães Vasconcellos, durante evento gastronômico promovido pela Expedição Suinocultura no sábado (26), em Curitiba. O espaço recebe, em média, 15 mil pessoas durante o final de semana.

O projeto, que fez um levantamento técnico-jornalístico da atividade no país e percorreu os principais estados produtores (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais), encerrou os roteiros de campo mirando o consumidor final. “Escolhemos o Mercado Municipal como palco por ser um espaço tradicional da feira e da gastronomia paranaense, e porque precisamos quebrar paradigmas. O brasileiro precisa dar uma nova chance à carne suína e se surpreender com o sabor e a segurança alimentar oferecida pela proteína”, destacou o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Suinocultura, Giovani Ferreira. Também participaram do evento o presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann, e o diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti.

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo

1 de 15

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo

2 de 15

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo

3 de 15

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo

4 de 15

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo

5 de 15

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo

6 de 15

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo

7 de 15

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo

8 de 15

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo

9 de 15

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo

10 de 15

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo

11 de 15

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo

12 de 15

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo

13 de 15

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo

14 de 15

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo

15 de 15

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.