O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.
Expedição Suinocultura 2016 visitou os quatro principais estados produtores de suínos do país (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais)
Durante as viagens, entraram em pauta temas como logística, sanidade, mercado e as tendências da produção.| Foto: Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo
A Expedição Suinocultura 2016 encerrou nesta semana um roteiro de 2,2 mil quilômetros pelas principais regiões produtoras de suínos de Minas Gerais. Este foi o último trecho da Expedição, que rodou outros 5 mil quilômetros por Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Juntos, os quatro estados concentram 80% da produção brasileira de carne suína. Durante as viagens, entraram em pauta temas como logística, sanidade, mercado e as tendências da produção. Confira nas imagens do fotógrafo Daniel Castellano alguns flagrantes do último trecho desta jornada.
Minais Gerais é o quarto maior produtor de suínos do Brasil, com 400,1 mil toneladas em 2015.
Criada em julho de 1995, em Ponte Nova, a Saudali Alimentos é um frigorífico formado por 39 produtores independentes, abate 2 mil animais por dia e comercializa mais de 200 produtos em 17 estados do país.
A Saudali cresceu 17% neste ano e pretende aumentar a capacidade de abate para 3 mil animais por dia.
Criada em 1998, a Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte) nasceu de dentro da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), fundada em 1980. As duas caminham lado a lado na busca por inovações tanto na área técnica quanto na de mercado.
Em Minas Gerais, 80% das 1.400 granjas estão nas mãos de produtores independentes, principalmente dos pequenos, aqueles com menos de 500 matrizes.
Em Minas Gerais também funciona a principal bolsa de suínos do país. Criada há 35 anos pela Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), o instrumento determina o preço do quilo do suíno vivo. As reuniões são realizadas todas as segundas-feiras, na sede da entidade, em Belo Horizonte.
Enquanto a média brasileira de consumo per capita de carne suína é de 15,1 kg, em Minas Gerais é de mais de 22 kg.
A produção mineira é quase que exclusivamente feita através do ciclo completo, que ao contrário da verticalização, concentra todas as etapas de criação do animal na mesma granja.
A Expedição Suinocultura percorreu mais de 2,2 mil quilômetros em Minas Gerais.
Minas foi o último trecho da Expedição Suinocultura. Ao todo foram mais de 7 mil quilômetros rodados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.
Deixe sua opinião