Após a conclusão das palestras do 5º Fórum de Agricultura da América Latina, o Museu Oscar Niemeyer foi palco do lançamento da Expedição Suinocultura 2017. A iniciativa chega neste ano à segunda edição, e a exemplo do fórum também é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo que irá para a estrada em setembro.
“Estamos chamando esse roteiro de a Nova Fronteira da Pecuária Nacional porque é uma proteína animal em forte crescimento. Batemos recorde de exportação e de volume no ano passado. E nós vamos a campo investigar esse setor”, afirma Giovani Ferreira, coordenador do núcleo.
Ele também lembrou que a expedição irá passar pelos seis estados com a maior produção de carne suína no país: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. “Eles representam mais de 90%da produção brasileira”, informa Ferreira.
O coordenador destaca a importância da iniciativa. “Estamos analisando as tendências desse produto. A carne suína é a proteína animal mais consumida do mundo”, resume. Ele destaca que a ideia é a quebrar paradigmas: “É uma carne que já atende a necessidade do consumidor. Não é apenas o pernil de fim de ano. Ela já é uma opção diária”.
Apoiadores
Para César Feronato, gerente técnico de suinocultura da MSD Saúde Animal, “esta expedição é muito importante porque podemos contribuir com a logística e qualidade nacional da carne suína”.
Ricardo Lippke, supervisor técnico de suínos da Boehringer Ingelheim, reforçou que a empresa é líder em opções de segurança para animais e por isso investe em trabalhos como a expedição: “Nossa linha de produtos para suínos mostra como focamos muito em segurança e prevenção”.
João Luiz Regiani, diretor do BRDE, também comentou a importância da realização: “Do agronegócio se desdobram linhas da cadeia produtiva do estado, e sem dúvida esta ação vem a proporcionar o aperfeiçoamento significativo da suinocultura”.
Valter Vanzella, diretor executivo da Frimesa, também foi outro representante do meio corporativo presente no lançamento da exposição.
Para finalizar, Giovani recordou do encerramento da primeira edição. Durante uma manhã, em 2016, o Agronegócio da Gazeta do Povo ofereceu a degustação de carne suína no Mercado Municipal de Curitiba, para reafirmar a qualidade e a expansão do produto.