A Expedição Suinocultura 2018 já está na estrada para mostrar os principais desafios e oportunidades para o setor, além das tendências de mercado do segmento de suínos. Ao todo, serão 15 mil quilômetros percorridos nos seis estados que responderam, em 2017, por 90,15% da produção e 94% das exportações brasileiras de carne suína.
No primeiro trecho, a equipe visitará granjas e indústrias no Paraná, completando o roteiro da região Sul em setembro, com Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na sequência, o projeto passa por Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás, traçando um diagnóstico técnico-jornalístico da cadeia produtiva.
Saudável e saborosa, a carne suína conquista cada vez mais espaço na mesa do brasileiro. Quebrando antigos paradigmas, a proteína mais consumida do mundo está na vitrine do agronegócio nacional. Atualmente, o Brasil ocupa a quarta colocação mundial, em produção e exportação.
Apesar das dificuldades, em 2017 a suinocultura nacional atingiu o maior volume de produção da história: 3,75 milhões de toneladas. Diante do crescimento do plantel e dos abates, a exportação é um desafio permanente, principalmente depois que o país perdeu mercados importantes, como a Rússia, nosso maior comprador.
O consumo interno é outra frente com grande potencial. O brasileiro consome, em média, 15 quilos por ano dessa proteína animal, contra mais de 30 quilos por pessoa na União Europeia e na China.
Sobre
Na terceira edição, a Expedição Suinocultura vai percorrer 15 mil quilômetros nos seis principais estados produtores e exportadores da proteína no Brasil. Com base na experiência de mais de uma década da Expedição Safra - que acompanha o andamento da produção brasileira e internacional de grãos - e de cinco temporadas da Expedição Avicultura, o trabalho revelará desafios e tendências de produção e mercado. A Expedição Suinocultura é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo.