Depois de acompanhar de perto a realidade da suinocultura nos quatro principais estados produtores (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais), a Expedição Suinocultura 2016 terá seu encerramento num ponto escolhido a dedo: o Mercado Municipal de Curitiba. O evento será neste sábado (26), das 11h às 14h30, no Espaço Arena do mercado.
“O espaço será um palco temático: o Mercado Municipal de Curitiba, num sábado, com grande circulação de pessoas”, afirma o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo, Giovani Ferreira. Durante o encerramento, o público vai provar cortes suínos diferenciados, como o filé mignon e a picanha, e ver como eles são preparados na cozinha aberta que será montada no local. Além de saborosa, a degustação exclusiva é uma forma de reforçar a importância do consumidor dentro da cadeia produtiva, que foi um dos principais focos de debate durante os dois meses em que a equipe de técnicos e jornalistas esteve na estrada.
“Vamos relembrar o que vimos e discutimos. Se não tiver consumo, a suinocultura não se sustenta”, complementa Ferreira. Atualmente, a criação de suínos corresponde a 40% da produção mundial de carnes. No Brasil, porém, o consumo é considerado baixo, na faixa de 15 kg por habitante ao ano. Na Europa, por exemplo, o índice é de 44 kg/habitante/ano.
O Mercado Municipal fica na Avenida 7 de Setembro, 1865, próximo à Rodoferroviária de Curitiba. O evento é aberto ao público.
Roteiro
Ao todo, a Expedição Suinocultura rodou mais de 8 mil km e visitou 25 cidades nos quatro estados que, com 2,88 milhões de toneladas produzidas, respondem por mais de 80% da criação nacional de suínos.
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