Hilgenberg: 141 ,79 sacas /ha.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O desafio de assumir o posto de Rei da Soja do Brasil não será fácil. Considerando o desempenho dos últimos três campeões do Desafio de Máxima Produtividade da Soja, todos do Paraná, a tarefa exige investimentos no campo, dedicação profissional, desenvolvimento de técnicas de manejo e uma dose de sorte, principalmente em relação ao clima. Na edição 2015 do concurso organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), o produtor Alisson Alceu Hilgenberg, de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, atingiu a surpreendente marca -- inclusive para ele -- de 141,79 sacas ou 8.507,4 quilos por hectare, suficiente para vencer o concurso no ciclo 2014/15 e lançá-lo ao posto de Rei da Soja.

CARREGANDO :)

“Nas três últimas edições, os campeões nacionais de produtividade foram do Paraná. Os produtores do estado estão sempre entre os Top 10 em produtividade da soja brasileira”, pontua o diretor executivo do CESB, Luiz Antônio da Silva.

Publicidade

A atual edição do concurso, que terá os vencedores revelados na segunda quinzena de junho, conta com 4 mil candidatos distribuídos em 799 municípios de 17 estados, dispostos a desbancar Hilgenberg e assumir o trono de novo Rei da Soja. O estado com maior número de inscrições é o Paraná, com 1.674, aumento de 31% em relação à temporada passada (1.276). Em seguida vem o Rio Grande do Sul, com 1.280.

“Temos de citar a divulgação realizada pelos parceiros do Comitê como motivo para essa crescente, bem como a busca constante por tecnologias pelos agricultores da região”, analisa Silva.

Produtividade

O aumento da produção pela produtividade é sempre uma meta dos produtores brasileiros, principalmente em época de custo elevados que pressionam a margem de lucro. Neste quesito, o desempenho de Hilgenberg na temporada passada pode servir de parâmetro para quem deseja alavancar o resultado das lavouras na busca pela coroação. Em julho, o Brasil saberá se tem um novo Rei da Soja ou se o reinado continua nos Campos Gerais.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]