| Foto: Albari Rosa/gazeta Do Povo

No momento em que o Brasil se aproxima do pico da colheita nacional de grãos – que deve ser a maior da história –, os trabalhadores portuários anunciam data para mais uma greve da categoria. Ontem, o presidente da Força Sindical, deputado federal Paulinho da Força, disse que uma nova paralisação está programada para o dia 19. Os trabalhadores protestam contra a MP dos Portos, que estabelece novo marco regulatório para o setor. Os manifestantes são contrários à privatização da atividade portuária.

CARREGANDO :)

A notícia assusta o agronegócio brasileiro, que espera embarcar volume recorde de grãos neste ano. A soja deve ser o principal produto afetado pela paralisação. Até maio, mais de 80 milhões de toneladas do grão sairão das lavouras de todo o país, volume recorde.

A suspensão dos trabalhos nos portos vai durar 24 horas e deve atrasar ainda mais os embarques dos produtos e a programação de saída dos navios. Até o final da tarde de ontem, 71 embarcações estavam ao largo da baía de Paranaguá à espera de autorização para atracar e carregar soja, milho e farelo de soja.

Publicidade

Compromisso internacional

36,7 milhões de toneladas: É quanto o Brasil deve exportar de soja até o final deste ano, conforme projeções oficiais. Volume coloca o país como líder mundial no fornecimento da commodity.